Irã e Agência Internacional de Energia Atômica reúnem-se hoje

A 12ª rodada de conversações técnicas e jurídicas entre a República Islâmica do Irã e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) é iniciada nesta segunda-feira (28), em Viena, capital da Áustria, de acordo com a emissora persa HispanTV.

Vice-ministro de Relações Exteriores do Irã - Irna

O vice-ministro de Relações Exteriores para Assuntos Jurídicos e Internacionais, Sayed Abbas Araqchi deve reunir-se com o diretor-geral da AIEA, Yukiya Amano, logo antes do início das conversações, que se realizam nesta segunda e na terça-feira (29).

Araqchi é também chefe da equipe iraniana nas negociações sobre o seu programa nuclear com o Grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China, como membros do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mais a Alemanha).

O vice-ministro expressou-se esperançoso de que o Irã e a AIEA dialoguem com nova postura, resolvam em breve as questões pendentes e se concentrem em futuras cooperações para enfrentar a proliferação nuclear e garantir um mundo livre dessas armas.

Araqchi informou à agência PressTV que sua delegação proporá uma nova abordagem às negociações e trocará perspectivas para a continuidade da cooperação bilateral e a resolução das ambiguidades e questões entre os dois lados, além da visão geral das conversações com o G5+1.

Esta é a segunda rodada de conversações com a agência depois de Hassan Rohani ter tomado posse do cargo de presidente da República Islâmica do Irã. A primeira rodada do novo governo foi celebrada em 27 de setembro, e qualificada de “muito construtiva” pelas partes.

O mesmo aconteceu com a reunião com o G5+1, em que o Irã apresentou uma proposta significativamente bem recebida pelos interlocutores, o que cria expectativas de uma melhoria profunda das relações diplomáticas com o país persa. Ainda assim, o governo iraniano reitera a resolução de garantir o seu direito ao desenvolvimento de um programa nuclear de fins pacíficos.

Com agências,
Da redação do Vermelho