Explosão de carro-bomba deixa nove feridos na Colômbia 

A explosão de um carro-bomba, na madrugada desta quarta-feira (16), deixou nove pessoas feridas no norte do estado colombiano de Cauca. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não reconhecem a autoria e também não se pronunciaram até o momento, embora o governo responsabilize a Sexta Frente das Farc pelo atentado.

Explosão de carro-bomba deixa nove feridos na Colômbia - Arquivo/Vanguardia Nacional

O carro-bomba foi detonado próximo a uma ponte sobre o Rio Mandivá, a 12 quilômetros da cidade de Santander de Quilichao. Segundo informações divulgadas pelo jornal colombiano El Espectador, a explosão destruiu dez casas.

O carro usado, um Land Rover, explodiu às 2h da madrugada (4h no horário de Brasília), de acordo com um informe oficial da polícia local. Entre as vítimas estão quatro menores de idade.

No ano passado a guerrilha foi responsabilizada por atentados que destruíram duas pontes em localidades próximas à explosão.

Leia também:
Movimento pela paz da Colômbia pede cessar-fogo às Farc
Presidente colombiano anuncia "força tarefa" contra as Farc


As Farc e o governo do país negociam o fim do conflito armado desde outubro do ano passado. Por enquanto, as partes chegaram a um acordo parcial sobre o tema agrário, o primeiro item dos cinco acertados para a pauta negociada. Desde maio deste ano, os representantes do governo e da guerrilha negociam o segundo ponto da agenda, que trata da participação política das Farc, caso um acordo de paz seja fechado.

No último fim de semana, a mesa negociadora encerrou a 15ª rodada de conversações, em Havana, capital de Cuba, sem conseguir firmar um acordo sobre o tema. O governo acusa a guerrilha de negociar em um ritmo mais lento que o habitual. As Farc, entretanto, alegam que necessitam de tempo para o processo e criticam a posição unilateral do governo para alguns temas como a referendação do acordo de paz.

Da redação do Vermelho,
Com informações do El Espectador e Agência Brasil