João Ananias diz que Brasil tem débito com os professores

O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) falou na Tribuna da Câmara, nesta terça-feira (15/10), sobre o Dia do Professor, onde destacou a importância dos mestres não apenas no ensino formal, mas também na formação da personalidade e o caráter da juventude. “Não existe nação desenvolvida com indicadores educacionais desfavoráveis, que sempre estão associados à pobreza, violência e delinquência juvenil”.

Ele ressaltou que a nação brasileira tem um débito imenso com os professores e o reflexo disto verifica-se no tratamento dispensado à categoria, que vai da falta de condições de trabalho, à violência sofrida e os baixos salários. João Ananias manifestou votos de sucesso a todos os professores e professoras do País.

Discurso na íntegra

Não poderia deixar de manifestar-me hoje, no dia reservado aos professores em nosso País. Antes de tudo, destacar o papel que desempenha esta categoria, responsável não apenas pelo ensino formal, mas também pela formação da personalidade e o caráter da nossa juventude. Não existe nação desenvolvida com indicadores educacionais desfavoráveis, que sempre estão associados à pobreza, violência e delinquência juvenil.

A nação brasileira tem um débito imenso com nossos mestres e o reflexo disto verifica-se no tratamento dispensado a elas e eles, que vai da falta de condições de trabalho, à violência sofrida e os precários e vergonhosos salários, que por si só expressam o destrato.

Minha esperança em transformação não sucumbe, pois é proporcional à luta dos professores e estudantes, acompanhada ao longo do tempo, que mostra avanços desenhados num futuro não muito distante. Um exemplo para ilustrar é a conquista recente da destinação de dividendos do Pré-sal para a educação e saúde. Temos que destacar a atuação imprescindível da UNE, bem como de outras entidades estudantis e dos Professores.

Concluo minha fala manifestando votos de sucesso aos mestres brasileiros e em particular os do meu Estado, o Ceará, ciente de que pela determinação e compromissos demonstrados ao longo desses anos, garantem um futuro promissor para a educação no Brasil.

Era só Sr. Presidente

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)