Sem categoria

Jorge Panzera: Um Partido para liderar o caminho da mudança

Passagem importante de nosso Caderno de Teses está no parágrafo 174 do primeiro tema: “Igualmente, precisa ser despertado o ímpeto político e politizador dos líderes comunistas, destravando mentalidades defensivas subsistentes, por uma realista aspiração de poder e maior representação parlamentar.” (grifo meu). Desta afirmação é necessário extrair todas as consequências para a luta cotidiana e para a tática do Partido.
Por Jorge Panzera*

Em primeiro lugar é preciso destacar que um Partido Comunista não afirma sua “realista aspiração de poder” única e exclusivamente pela batalha eleitoral e pela ocupação de espaços na institucionalidade liberal burguesa. Sem forte presença na luta social e enraizamento entre o povo, sem desempenhar a batalha de ideias afirmando pensamento renovador e revolucionário, e sem um Partido organizado e estruturado a partir de uma base militante sólida, nossa aspiração de poder será meramente pragmatismo eleitoreiro.

Para os comunistas aspiração de poder tem haver com disputa da hegemonia e construção de uma contra hegemonia revolucionária na sociedade. Construindo assim condições para executarmos o nosso Programa Socialista, implementando um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Para isso é necessário uma justa combinação entre as três frentes de acumulação de forças: luta de massas, luta de ideias e luta eleitoral e ocupação de espaços institucionais.

É fundamental para isso transformar cada vez mais o PCdoB em um Partido para liderar um bloco de forças. E isso não se faz sem se apresentar, sem se afirmar enquanto força política que disputa o poder. Este movimento precisa ser realizado nas três frentes de acumulação de forças e servir ao nosso objetivo estratégico, o NPND.

Tirar todas as consequências desta afirmativa nos levará a ter uma ação mais afirmativa nas disputas eleitorais. Construir chapas próprias de vereadores e deputados e lançamento de candidaturas majoritárias em todos os níveis são atitudes que precisam ser plenamente efetivadas. Devemos também colocar em nosso horizonte político a possibilidade do PCdoB liderar um bloco de forças políticas que possa disputar os governos de estados e federal.

* Jorge Panzera é Presidente Estadual do PCdoB Pará.