Jornalista que revelou espionagem dos EUA criará noticiário

Glenn Greenwald, o correspondente, advogado e blogueiro que trouxe ao jornal britânico The Guardian um dos maiores eventos da década, a divulgação dos documentos sobre espionagem fornecidos pelo ex-técnico da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, Edward Snowden, está deixando o jornal para lançar um próprio, de grande escala. Greenwald deu informações sobre o novo projeto ao portal BuzzFeed, nesta terça-feira (15).

Gleen Greenwald - Sérgio Moraes / Reuters

Greenwald, que vive no Rio de Janeiro, publicou revelações fornecidas por Snowden sobre a abrangência do programa de espionagem dos Estados Unidos, do Reino Unido e do Canadá, através do jornal britânico The Guardian.

O jornalista disse que deixa o Guardian em prol de uma oportunidade jornalística que inclui um grande financiamento, para que lance o seu próprio meio de comunicação.

“Minha parceria com o Guardian tem sido extremamente proveitosa e compensadora: tenho grande apreço pelos editores e jornalistas com quem trabalhei e estou muito orgulhoso do que alcançamos”, disse Greenwald ao portal BuzzFeed.

O jornal The Guardian atingiu picos importantes do jornalismo investigativo recentemente, para além das histórias sobre o programa de espionagem, com reportagens sobre o WikiLeaks, que vazou documentos sensíveis da política externa, e sobre os escândalos de escutas telefônicas da News Corporation, grupo de comunicação do magnata Rupert Murdoch.

Sobre o trabalho com Greenwald, uma porta-voz do Guardian disse que foi demonstrado “o papel crucial que o jornalismo investigativo pode desempenhar para responsabilizar aqueles que estão no poder”.

O jornalista continuará a viver no Rio de Janeiro, embora a nova organização deva ser sediada em Nova York, Washington e São Francisco, segundo o próprio Greenwald.

Com informações do portal BuzzFeed,
Da redação do Vermelho