Portugal: trabalhadores farão greve nos transportes

A Plataforma dos Sindicatos de Transportes e Comunicações marcou greves (totais e parciais) para o período entre 25 de outubro e 8 de novembro, culminando numa manifestação geral do setor prevista para dia 9 do próximo mês.

Os pormenores do protesto da plataforma, que integra sindicatos da CGTP, UGT e independentes, estão ainda sendo concluídos, mas já é certo que os trabalhadores vão parar em 25 de outubro.

Na próxima quinta-feira (17) será a vez dos trabalhadores do metrô marcarem os seus dias de greve. os através de plenários de trabalhadores, de acordo com a rádio.

"Aquilo que decidimos foi, por um lado, apelar aos deputados da Assembleia da República para que reprovem o orçamento do Estado", sublinhou o coordenador do sindicato de transportes, José Manuel Oliveira, em declarações à rádio Renascença.

"Decidimos também realizar uma quinzena de greves com início em 25 de outubro e final em 8 de novembro. Estão já anunciadas greves nas empresas e sistemas CTT, Soflusa e Transtejo. Outras vão ser marcadas até ao próximo dia 21. Decidimos também marcar uma manifestação do setor de transportes e comunicações para o dia 9 de novembro e decidimos realizar uma reunião deste tipo no próximo dia 8 para avaliarmos esta quinzena de luta e tomarmos outras decisões, caso se justifique", acrescentou.

Com informações da Rádio Renascença