Federação de Bairros e Favelas outorga Comenda Salete Monteiro

Em meio ao debate intenso sobre o desenvolvimento das cidades, a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF) realiza seu 15º Congresso, momento no qual ocorrem muitas transformações nos municípios cearenses, inseridos, na última década, em um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social que exige unidade popular e empenho dos movimentos sociais para a conquista de mais mudanças.

No Congresso em que completa 31 anos de atuação, a FBFF, filiada à Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conam), outorgará – in memoriam – a comenda Salete Monteiro em reconhecimento à luta de cinco lideranças do movimento comunitário fortalezense.

Para atual Presidenta da FBFF, Gorete Fernandes, “homenagear Salete, Teresa, Aeri, Fransquinho e Antonia é reconhecer o que lutadores e lutadoras do povo, gente simples, trabalhadora e cheia de vontade de mudar o mundo, fez e faz por cidades mais humanas e igualitárias. Tivemos a honra de conviver e de lutar com cada um deles, de contar com os melhores anos de suas vidas e convicções, dedicados ao fortalecimento dos movimentos populares e comunitários, em defesa da democracia e do desenvolvimento local e nacional. Será um momento de festa para todos nós”, ratificou.

A Comenda Salete Monteiro

Maria Salete Monteiro foi uma militante histórica dos movimentos populares de Fortaleza, em particular das lutas do povo por melhores condições de vida e moradia. Foi não, é. E é porque sua memória vive em nós, nas mobilizações de nossa gente, nas muitas conquistas, no muito por conquistar.

Vive na comenda que leva o seu nome, uma pequena e justa homenagem da Federação a uma mulher que dedicou seus melhores dias a construção de um movimento comunitário forte, combativo e unitário.

Salete Monteiro surgiu nas lutas populares como liderança comunitária no Lagamar, região onde morou e até hoje mora parte de sua numerosa família de lutadores e lutadoras, tendo sido eleita presidente da Associação de Moradores bairro por sua atuação destacada em defesa de melhorias para aquela comunidade tão sofrida.

Logo passou a compor a diretoria da Federação de Bairros de Favelas de Fortaleza, entidade que presidiu com grande dedicação e espírito de luta. Sua atuação no movimento comunitário foi marcada pela luta em favor da moradia, problema que até hoje afeta milhares de pessoas na capital cearense.

Sua vida é a representação das mulheres de luta, face tão comum dos movimentos sociais e comunitários, gênero de tantas de suas lideranças de ontem, de hoje e de amanhã. Homenageá-la significa manter viva não só a sua memória, mas principalmente manter seu exemplo de luta e combatividade em todas as vezes em que o povo estiver mobilizado pelas transformações necessárias e urgentes na cidade, no estado e no país.

Serão agraciados (as) com a Comenda Salete Monteiro, in memoriam, as lideranças Tereza Zaranza, Manoel Aeri, Antonia Maria Correia e Francisco Pinto.

Serviço

Ato Político de Abertura – 15º Congresso da Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza

Data: Sábado, 19 de outubro de 2013
Hora: A partir das 9h30
Local: Auditório Central da UECE / Campus do Itaperi
Contatos: Gorete Fernandes (8836.5045) e Natanael Mota (8803.2189)

Fonte: FBFFCE