Sesporte participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

O evento acontecerá de 21 a 27 de outubro e terá como tema “Ciência, Saúde e Esporte”. No Ceará, as atividades acontecerão dos dias 29 de outubro a 1º de novembro.

Ao sediar grandes eventos mundiais como a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e as Olimpíadas 2016, o Brasil tornou-se protagonista no cenário mundial esportivo. Diante deste movimento, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) adotou o esporte como tema central na edição deste ano.

A tecnologia entrou de vez no esporte, quer seja com equipamentos de ponta que ajudam atletas de alto rendimento a atingir melhores marcas, quer seja com atletas amadores que buscam qualidade de vida através da prática esportiva. Alimentação, batimentos cardíacos, suplementação, praticamente tudo está baseado em pesquisas voltadas ao aperfeiçoamento visando a conquista de melhores resultados.

A Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte) participará deste grande evento que busca popularizar a pesquisa e tecnologia. Dentre as atividades previstas, está a palestra de Cássia Damiani, diretora do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica do Ministério do Esporte. A data e o local do evento ainda estão sendo definidos.

Segundo Tempo na SNCT

O Programa Segundo Tempo no Ceará, o maior do país, que abrange 466 núcleos nos 184 municípios do Estado, também terá ações durante a SNCT. Alguns alunos virão a Fortaleza participar da programação oficial, mas o intuito é que os núcleos realizem atividades locais. “Cada núcleo é composto por três turmas. Nossa orientação é que cada núcleo realize pelo menos uma atividade com cada turma. Assim, serão quase 1400 ações realizadas pelo Segundo Tempo no Ceará, fora as ações das demais secretarias”, contabiliza Igor Pinheiro, coordenador pedagógico do Programa Segundo Tempo no Ceará.

Além da Sesporte, outras secretarias de governo também estarão unidas neste evento: Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), que coordenará as atividades, Saúde (Sesa), Educação (Seduc) e a Secretaria Especial da Copa 2014 (Secopa).

Mais sobre a SNCT

– A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

– O objetivo da SNCT 2013 é aproximar a população da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica.

– O evento acontece desde 2004.

– Em sua 10ª edição, tornou-se o maior evento de popularização da Ciência do País e um dos maiores do mundo.

– A semana é realizada sempre em outubro e a cada ano trata de um tema diferente.

Fonte: Sesporte