Órgão de disciplina do PC chinês promete punição rápida

O órgão de disciplina do Partido Comunista da China (PCC) anunciou nesta sexta-feira (18) que recebeu 917 informações sobre mausfeitos de funcionários durante os feriados do Festival de Meio Outono e Data Nacional.

Em um comunicado divulgado na sua página oficial, a Comissão Central de Inspeção Disciplinar (CCID) do PCCh prometeu tratar das informações rapidamente, 801 das quais foram entregues online e 116 via correios, dizendo que os violadores serão punidos "rigorosamente".

As suspeitas de violações incluem uso de fundos públicos para comprar presentes, banquetes e viagens não relacionadas com funções governamentais, atividades recreativas caras, violações de uso de veículos oficiais e distribuição de bônus desnecessários, disse o comunicado.

Presentes e festas são costumes no Festival de Meio Outono, um tradicional feriado para comer bolo de lua celebrado em 19 de setembro deste ano, assim como no feriado de sete dias da Data Nacional.

O comunicado foi publicado depois que uma regra de oito pontos foi introduzida em uma reunião do Birô Político do Comitê Central do PCCh no final do ano passado para combater a burocracia e o formalismo e rejeitar extravagâncias entre membros do Partido.

Dados da CCID mostram que casos de violação de 13.999 funcionários foram tratados até o final de agosto, dos quais 2.814 receberam punições de diferentes níveis.

Fonte: Rádio Internacional da China