Proposta nuclear será discutida em breve, anuncia iraniano

A proposta nuclear iraniana será discutida nas próximas semanas a nível de especialistas, revelou nesta sexta-feira (18) em sua página de Facebook o chanceler persa, Mohamad Yavad Zarif.

"Úteis e construtivas", assim qualificou as conversas sobre a questão nuclear desta semana na Suíça com o Grupo 5+1, integrado pelos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU: Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido, mais a Alemanha.

Mantemos em segredo o resultado dos diálogos porque esse foi o acordo, mas as conjecturas nos meios de comunicação não têm nenhuma relação, nem em forma nem em conteúdo, com os assuntos tratados nos encontros, não tememos trazer a público seu conteúdo; mas queremos evitar um uso propagandístico, afirmou.

"A participação do Irã nas conversas centra-se em conseguir um entendimento mútuo e não em filtragens ou uma vitória propagandística, temporária e pouco beneficiosa", disse.

O texto, chamado "Fim de uma crise desnecessária, abertura de novos horizontes", procura definir um marco para os diálogos e o conseguinte entendimento mútuo, além de incluir um objetivo comum, um passo final e trâmites destinados a construir confiança entre as partes, detalhou.

Alertou no entanto, que o Governo de Israel, com seu controle sobre os meios multinacionais da informação, tenta fazer fracassar as negociações.

Fonte: Prensa Latina