Semana Nacional vai unir Ciência com Saúde e Esporte 

Competir com um atleta virtual em pistas reais de atletismo, jogar basquete numa quadra projetada e viver a experiência de ser goleiro ou o parceiro de um jogador virtual numa partida de voleibol. Ao mesmo tempo obter informações científicas, históricas e de saúde relacionadas à atividade. Essas são algumas das novidades que o público vai poder conferir na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de segunda-feira (21) ao dia 27, em Brasília. 

Com o tema "Ciência, Saúde e Esporte", o evento, promovido pelo governo federal, quer aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

Um dos principais objetivos do evento é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos, em todos os estados brasileiros, que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. Uma educação de qualidade, que incorpore estas dimensões, é um elemento indispensável para possibilitar uma formação cidadã adequada para o desenvolvimento sustentável.

A ideia é usar o que há de mais inovador para despertar o interesse dos jovens e das crianças pela ciência e mostrar a interação da área com a saúde e o esporte, como explica a chefe da assessoria de comunicação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Maria Lúcia Muniz. "Estamos utilizando informações, agregando conhecimento tecnológico, para comunicar conteúdos de ciência e de saúde aplicados ao esporte", acrescenta.

Esporte virtual e outras atrações

Além de interagir nos quatro cenários que mesclam estruturas físicas e digitais, o visitante terá a oportunidade de obter informações sobre quatro modalidades esportivas (futebol, vôlei, basquete e atletismo) e acompanhar diversas aplicações de recursos científicos – como fórmulas matemáticas – e o detalhamento de dados como calorias, batimentos cardíacos e a velocidade alcançada no desempenho de cada atividade.

No espaço de atletismo, com 20 metros de comprimento, serão instaladas raias, em que até três participantes serão fotografados e terão as suas imagens projetadas durante a competição com um personagem profissional e virtual. As informações sobre o desempenho de cada um e a classificação serão exibidas após a realização do percurso.

No caso do basquete, o participante contará com bola e cesta reais e atuará numa quadra digital, na qual serão apresentadas as fórmulas físicas e matemáticas envolvidas na trajetória feita durante o jogo. Já no futebol e no vôlei, o jogador compete com atletas virtuais, com rede, gol e traves verdadeiros.

Outra atração são as telas de LCD transparentes, a serem instaladas em cada espaço interativo, nas quais será possível visualizar imagens tridimensionais e dados relacionados aos objetos usados em cada modalidade esportiva. Uma tecnologia recentemente apresentada no país.

Sobre a semana nacional

A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do (Secis) do MCTI e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população a respeito de temas e atividades de C&T.

A semana na capital é promovida em parceria do Governo do Distrito Federal (GDF), que disponibilizará transporte gratuito, com linha exclusiva da rodoviária ao local do evento, entre outras facilidades. De segunda a sábado, as atividades irão das 8h30 às 18 horas, com exceção de quarta-feira, quando o funcionamento se estenderá até às 22 horas, para atender os alunos do período noturno, e do domingo, em que o espaço ficará aberto das 10h às 16 horas.

Da Redação em Brasília
Com informações do MCTI