Dia do Comerciário: Chico Lopes destaca lutas da categoria

A categoria dos comerciários merece o reconhecimento de toda a sociedade e apoio nas lutas por melhores salários e condições de trabalho. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE), que destaca o Dia do Comerciário, comemorado nesta segunda-feira (21/10), com direito a comércio fechado em Fortaleza e diversas atividades agendadas pelo sindicato da categoria na capital cearense, entidade que em 2013 chega aos 80 anos.

Antigo defensor das lutas dos comerciários, como o direito a folga semanal aos domingos, o combate ao assédio moral e às constantes demissões, Chico Lopes ressalta os avanços obtidos pela categoria nos últimos anos, mas aponta que a sociedade ainda precisa ter maior conscientização sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores, diante da postura de patrões que nem sempre respeitam os direitos dos funcionários das lojas dos mais diversos segmentos.

"Os comerciários são uma das categorias que mais diretamente trabalham em contato com o povo, atendendo a todos, enfrentando longas jornadas de trabalho, assédio moral, dificuldades de remuneração e de permanência por um tempo maior em uma mesma loja. Muitas vezes, as condições são difíceis. Em muitas lojas, não há sequer permissão para os comerciários se sentarem, entre o atendimento a um e outro cliente, e até para beber água há dificuldades", destaca Chico Lopes.

"A população que frequenta as lojas do Centro e dos shoppings precisa ter consciência das dificuldades que esses trabalhadores enfrentam. Mesmo assim, eles mantêm o bom atendimento e o prazer de receber os clientes. Merecem nosso reconhecimento", aponta o parlamentar, membro da Comissão do Trabalho, da Câmara Federal.

Conquistas e desafios

Chico Lopes destaca que a categoria, unida e organizada, já alcançou conquistas como a regulamentação da profissão e do horário do comércio, o vale-alimentação e o Centro de Formação dos Comerciários. "Mas ainda há muito a avançar, rumo a condições mais respeitosas de trabalho e de remuneração, além da redução da jornada, que é uma bandeira dos trabalhadores brasileiros como um todo", enfatiza Chico Lopes, citando o projeto, de autoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que estabelece a redução da jornada, de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários.

"Parabéns ao sindicato e a todos os comerciários, que neste dia contam com uma programação especial em Fortaleza. Que este 21 de outubro seja um dia para toda a sociedade conhecer melhor e passar a apoiar ainda mais as lutas dos comerciários", complementa Chico Lopes.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)