Federação de Bairros e Favelas cobra implantação do Plano Diretor

O evento reúne lideranças populares, partidárias e religiosas no Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece)

Após quatro anos, a Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF) volta a realizar seu congresso para debater temas relacionados ao direito à Cidade. Nesta edição, a produção e implantação do Plano Diretor também entra na pauta. São 400 delegados – representando pelo menos 150 organismos – que irão passar o fim de semana debatendo propostas para a Capital.

Segundo a atual presidente da FBFF, Gorete Fernandes, se o Plano Diretor já estivesse oficializado, as comunidades teriam garantias e muitas remoções de famílias seriam realizadas de outras maneiras. “Eles teriam que encontrar terrenos dentro da própria área para abrigar as pessoas. As remoções, para abrir espaço para as obras de grandes eventos, seriam realizadas da maneira adequada”, pontua.

O evento, que teve início na manhã deste sábado, 19, reuniu lideranças populares, partidárias e religiosas no Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Quatro lideranças comunitárias receberam a Comenda Salete Monteiro, instituída este ano e destinada a atores sociais que deixaram marcas na história de Fortaleza.

No período da tarde, os participantes estiveram divididos em 14 grupos de trabalho, debatendo questões pertinentes aos temas urbanos, com o objetivo de produzir um plano de lutas para os próximos quatro anos. Segundo Gorete Fernandes, outro resultado do congresso será a elaboração de um documento sobre as questões urbanas para encaminhamento ao poder público municipal e estadual. “É uma oportunidade para essas camadas serem escutadas em seus anseios”, pontuou a presidente.

Ocupação irregular

Para a ambientalista Lourdes Barbosa, que atua na luta por qualidade habitacional, a população deve ser parceira do poder público na fiscalização do uso irregular do espaço. “Fortaleza está repleta de construções e ocupações irregulares. As pessoas também podem fazer denúncias; não apenas esperar a atuação dos governos. Devemos trabalhar em parceria”, lembra.

Serviço

Federação de Entidades de Bairros e Favelas de Fortaleza

Onde: rua São Paulo, 32 – Centro
Outras informações: fbfffortaleza.blogspot.com

Fonte: O Povo