Direção do PCdoB finaliza preparação política do 13º Congresso

O Comitê Central do Partido Comunista do Brasil realizou nos dias 18, 19 e 20 sua 15ª reunião plenária, a última do seu mandato, iniciado em outubro de 2009, que se encerrará com a instalação do 13º Congresso, em novembro próximo.

A máxima instância dirigente comunista deliberou sobre vasta pauta relacionada à preparação do 13º Congresso. Aprovou o texto final das Teses, projetos de resolução que serão submetidos à plenária do Congresso e o balanço da atividade da direção cessante. Os textos incorporam emendas provenientes das conferências estaduais e propostas formuladas por meio de artigos na Tribuna de Debates.

O órgão dirigente aprovou também a nominata de candidaturas ao próximo Comitê Central a ser eleito no 13º Congresso e que comandará os destinos do Partido até 2017.

Os documentos, que serão publicados durante esta semana, assinalam a necessidade de lutar pelas reformas, fortalecer o Partido e assegurar a quarta vitória do povo na sucessão presidencial de 2014.

Os comunistas fizeram uma análise multilateral dos 10 anos dos governos progressistas no país (dois mandatos de Lula e o atual mandato da presidenta Dilma). “Transcorridos dez anos de governos das forças democráticas e populares – compreendidos por dois mandatos presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva e pelo corrente mandato da presidenta Dilma Rousseff –, se ressalta um duplo êxito. Primeiro, o país enfrentou com eficácia a grave crise social e econômica decorrente do pesado e perverso espólio herdado da década de barbárie neoliberal (1990-2002). Segundo, com o elenco de realizações desse período – mesmo que limitadas e condicionadas por um permanente ataque de um sistema de oposição formado pelas forças conservadoras, pró-imperialistas e vinculadas à oligarquia financeira e à grande mídia –, o Brasil, hoje, é outro país. Levantou-se do chão, é respeitado no concerto das nações democráticas e o povo brasileiro vive melhor. As forças políticas progressistas alicerçadas neste legado, e aperfeiçoando o caminho pelo qual o país trilha, podem renovar o compromisso com os trabalhadores e com a nação de que desde já, e no futuro imediato, o país usufruirá de conquistas mais arrojadas”, assinala o Projeto de Resolução Política.

O Comitê Central passou em revista atuação do Partido, destacando a contribuição que deu no âmbito do governo e na luta político-social das massas populares e enfatizou o reforço do caráter do Partido. “O PCdoB reafirmou a identidade comunista e sua base teórica, o marxismo-leninismo, renovou a missão e feições para a época contemporânea. Não sucumbiu às pressões ideológicas predominantes, descaracterizadoras dos ideais revolucionários, hostis aos comunistas e às forças de esquerda. Exatamente por isso, e por ter elevado seu papel político, tem sido alvo dos duros ataques que as forças conservadoras e a grande mídia desferem contra a esquerda. No âmbito da nova luta pelo socialismo, pautou desenvolvimentos originais do marxismo-leninismo a partir dos enfrentamentos de grandes problemas da contemporaneidade. Tem um Programa Socialista que é guia para a ação política cotidiana. Tem Estatutos que norteiam a edificação partidária, uma política decidida para conduzir a rica estrutura de quadros partidários, garantia maior de sua existência, e uma vida interna como partido essencialmente democrático, unido em torno das orientações coletivamente deliberadas, de caráter militante organizado pela base. É um partido de atividade permanente, não apenas nos anos eleitorais. Buscou conjugar essas características em sua linha política e de construção partidária como um movimento cujo objetivo é a acumulação estratégica de forças visando à hegemonia”, enfatiza o documento que será submetido ao Congresso.

Defendendo uma “nova arrancada com a realização das reformas estruturais democráticas”, o PCdoB apresenta ao povo e à coalizão que sustenta o governo, em especial às forças políticas de esquerda e aos movimentos sociais, a convicção de que a tarefa política central do momento é a de mobilização de apoio para que o governo realize as mudanças que a nação reclama por meio das reformas estruturais democráticas, tendo como ideia-força um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, destacando ainda que esta arrancada não se dará pela força da inércia, demandará grandes embates políticos para vencer o sistema de oposição que já atua para bloqueá-la. Desse modo, para que esta arrancada se desencadeie ganha importância e atualidade a construção de um campo político e social formado por todos quantos tenham afinidade com as bandeiras da esquerda: partidos, correntes políticas, lideranças de vários partidos, movimentos sociais, centrais dos trabalhadores, personalidades de diversos setores da sociedade.

O Comitê Central do PCdoB fez uma análise multilateral da crise do capitalismo – profunda, sistêmica, estrutural e de longa duração – assim como analisou o desenvolvimento da luta de classes e das lutas anti-imperialistas dos povos e nações. 

Da Redação