Presidente do Irã agradece respaldo de Cuba

O presidente iraniano, Hassan Rohani, agradeceu ao embaixador de Cuba, Vladimir González, o apoio desse país caribenho em temas essenciais no âmbito multilateral e na coordenação do Movimento de Países Não Alinhados (MNoal).

Atualmente, o Irã desempenha a presidência temporária do (MNoal), que assumiu na 16ª cúpula, realizada no Teerã, em setembro passado. A próxima reunião do grupo terá como sede Caracas, Venezuela, em 2015, de acordo com o sistema de rotação por áreas geográficas.

Leia também:
"No contrafluxo do neoliberalismo, América Latina é esperança"
Proposta nuclear será discutida em breve, anuncia iraniano


As declarações de Rohani foram feitas durante a cerimônia de apresentação que creditou González como chefe da missão estatal de Cuba neste país islâmico de Ásia central, disse uma fonte diplomática autorizada.

O embaixador reiterou as felicitações do presidente cubano, Raúl Castro, a seu homólogo iraniano por sua eleição como presidente da nação persa e expressou sua disposição de continuar estreitando as relações com o Irã, as quais qualificou de excelentes na esfera política, e advogou por impulsionar os vínculos econômicos e comerciais. Segundo a fonte, o mandatário iraniano assegurou por sua vez que o nível de relações existentes entre ambos países favorece que possa se seguir avançando em áreas de cooperação como a científico-técnica e a cultural.

Fonte: Prensa Latina