Governo uruguaio irá vender grama de maconha por 1 dólar

O governo uruguaio irá vender o grama da maconha a US$ 1 assim que o processo de legalização da droga no país for concluído, informou o secretário da Junta Nacional de Drogas, Julio Calzada, no último domingo (20). A lei já foi aprovada pelo Congresso e, ainda neste ano, passará pelo Senado, onde a maior parte dos parlamentares é favorável. Segundo o texto constitucional, cada usuário poderá comprar até 40 gramas por mês depois de se registrar em um banco de dados público.

Maconha

Em entrevista ao jornal uruguaio El País, Calzada explicou que o preço foi calculado para competir com o mercado ilegal da droga. “O custo da maconha no momento da distribuição deve ser equiparado ao conseguido no mercado legal”, disse ele. “Estamos falando hoje que o preço da maconha prensada paraguaia, que é normalmente vendido aqui, fica cerca de um dólar por grama”, acrescentou.

O secretário ainda disse que o mercado ilegal “é de muito risco e má qualidade” e que o Estado vai oferecer um “lugar seguro para comprar, um produto de boa qualidade pelo mesmo preço”.

Leia também:
EUA e América Latina diferem sobre legalização da maconha
Regulamentação da maconha não irá disparar consumo no Uruguai


Ainda de acordo com Calzada, o programa da venda pública da substância deve começar a funcionar no segundo semestre de 2014. O secretário explicou que com uma grama de maconha, é possível confeccionar um cigarro grosso ou três mais finos.

A legalização da maconha foi descrita pelas autoridades uruguaias como uma das medidas tomadas contra o tráfico de drogas no país. “Queremos tirar o mercado do narcotráfico”, disse o presidente José Mujica há poucos dias. A lei em trâmite no Senado confere ao Estado o poder de cultivar e vender maconha, mas libera também plantações para uso exclusivamente pessoal.

Fonte: Opera Mundi