Chefe de agência espacial russa verifica construção de cosmódromo

O general Oleg Ostapenko, novo chefe da Agência Federal Espacial russa (Roscosmos) chegou nesta quarta-feira (23) à Região de Amur, no Extremo Oriente, para inspecionar o estado da construção do cosmódromo de Vostótchni, na localidade de Uglegorsk.

Recentemente nomeado pelo premiê Dmitri Medvedev, o ex-vice-ministro de Defesa chegou acompanhado de um grupo de especialistas com os quais revisará o estado das obras do complexo de engenharia e lançamentos do polígono.

Durante a visita de trabalho, será avaliado o andamento da construção da base de operações, o estado da zona residencial em desenvolvimento e o assentamento que abriga os construtores, afirmou o serviço de imprensa do Governo regional.

Mais de cinco mil pessoas trabalham atualmente nas obras desta instalação, cujo primeiro lançamento está programado para 2015, sendo que o da primeira nave tripulada deve ocorrer em 2018, indicaram as fontes.

Localizado a 51 graus de latitude norte na região de Amur, o cosmódromo de Vostótchni tem como objetivo reduzir a dependência russa do cosmódromo de Baikonur, localizado na ex-república soviética do Cazaquistão.

Sua construção começou em janeiro de 2011 e espera-se que esteja concluído em 2018.

Fonte: Prensa Latina