Cuba apresenta avanços na área de farmacologia durante congresso

Os avanços nas ciências biomédicas e no desenvolvimento de novos medicamentos e produtos naturais e biotecnológicos em Cuba é tema do 20º Congresso Latino-americano de Farmacologia e Terapêutica, realizado em Havana. Representantes de 38 países participam do evento.

O Latinfarma 2013 tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da farmacologia na América Latina e fortalecer os sistemas da saúde pública na região. O evento, iniciado nesta quarta-feira (23) segue até sexta (25).

Leia também:
Há 51 anos os EUA impunham bloqueio a Cuba

Nesta quarta-feira (23), a ilha expõe perante os participantes, os resultados mais inovadores, entre eles os do Centro de Imunologia Molecular, com novos anticorpos monoclonais terapêuticos para a cura do câncer ou para conseguir que este mal chegue a ser tratado tal como já acontece com o diabetes ou outra doença crônica.

Também será apresentada neste Congresso uma mostra dos resultados na produção de medicamentos genéricos que substituem importações e garantem a atenção médica à população do país. Há 51 anos Cuba sofre as consequências do bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos ao país e que já gerou um prejuízo da ordem de US$ 1,1 trilhão, além de impedir o pleno desenvolvimento das ciências no país.

Da Redação do Portal Vermelho,
com informações da Prensa Latina