Facebook vai a Brasília dias antes da votação do Marco Civil
Às vésperas da votação do Marco Civil da internet na Câmara, representantes do Facebook estão ministrando palestras para deputados e distribuindo instruções de como utilizar a rede social. O encontro foi acompanhado por Bruno Magrani, especialista na área de direito e internet e contratado neste ano pela líder das redes sociais para integrar sua equipe de lobby em Brasília. À Folha, ele afirmou apenas que a palestra atendeu a uma demanda dos deputados.
Publicado 23/10/2013 17:43
As dicas para os congressistas se soltarem na internet são repassadas pela diretora de Políticas Públicas da empresa, Katie Harbath, que repete estratégia adotada pela empresa com congressistas norte-americanos.
O Marco Civil é uma espécie de "Constituição" da rede. O texto fixa princípios gerais, como liberdade de expressão e proteção de dados pessoais.
A partir de segunda, a proposta passa a ter prioridade de votação na pauta da Câmara. O Planalto defende a análise do projeto como resposta às suspeitas de monitoramento dos EUA contra o Brasil.
Um dos pontos discutidos do Marco Civil é o armazenamento de dados coletados no Brasil por empresas de conteúdo terá que ter uma cópia no território nacional e cumprir a legislação local.
Essa medida teria efeito para empresas como Facebook, Twitter e Google. A ideia é que elas poderão responder na Justiça pelas informações.
O Brasil disputa com a Índia a segunda posição em número de membros do Facebook, atrás dos EUA.
Katie esteve ontem reunida com a bancada do PSD na Câmara, que reúne 41 parlamentares. Por lá, disparou uma espécie de receita de sucesso nas redes sociais: para deixar o perfil mais atraente, recomendou postar poucas mensagens por dia para não incomodar seguidores (algo em torno de cinco) e indicou que o horário de maior pico entre os usuários é por volta de 21h, entre outros pontos.
O líder da bancada do PSD, Eduardo Sciarra (PR), disse que a reunião foi marcada pelo departamento de comunicação da bancada. Segundo ele, a diretora norte-americana fez uma "sensibilização" da importância das redes sociais na campanha.
Fonte: Folha de S. Paulo