Japão criará Conselho de Segurança Nacional similar ao dos EUA

O premiê japonês, Shinzo Abe, propôs perante a Câmara de Deputados do Parlamento a necessidade de aprovar rapidamente os projetos de lei destinados à criação de um Conselho de Segurança Nacional, similar ao dos Estados Unidos, segundo informou nesta sexta-feira (25) a emissora de televisão NHK.

Abe fez a proposta depois que o gabinete em pleno aprovou as várias iniciativas de leis para a segurança nacional, relacionadas sobretudo aos temas nuclear, de inteligência e militar, acrescentou a emissora, que mostrou também opiniões contrárias à proposição.

A NHK, sem identificar fontes, assinalou que diversos especialistas pedem um organismo imparcial integrado não somente pelas autoridades, mas também por representantes independentes; e criticaram a ideia de divulgar documentos classificados até para além dos 30 anos.

Esse projeto de lei, citou a emissora, entra em conflito com o direito dos cidadãos à informação, e sustenta que é muito ambígua a definição de atividades ilegais tal e como pressupõe o Governo.

Fonte: Prensa Latina