Prorrogação da ZFM será melhor presente para Manaus, diz Vanessa 

Ao discursar nesta quinta-feira (24), na tribuna do Senado, em homenagem aos 344 anos de Manaus, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou que a aprovação das propostas no Congresso que prorroga os incentivos fiscais da Zona Franca por mais 50 anos e estende os mesmo à região metropolitana da capital “será o maior e o melhor de todos os presentes para a cidade e o Estado”. 

Prorrogação da ZFM será melhor presente para Manaus, dizVanessa

Na sua avaliação, as matérias não enfrentarão muito obstáculos na tramitação no Congresso. Na próxima semana, o plenário da Câmara deverá votar em primeiro turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prorroga os incentivos. Aprovada naquela Casa, a matéria seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e plenário do Senado.

A senadora (Foto) diz que o Congresso tem conhecimento do grau de importância do modelo para o país. “Estamos falando da cidade que abriga um dos maiores parques industriais da América Latina. São mais de 600 empresas instaladas que geram mais de 500 mil empregos diretos e indiretamente, que responde por mais de 90% da economia do Estado do Amazonas. O Polo fez o Amazonas alcançar a terceira posição no ranking de Estados brasileiros que mais arrecadam tributos”, disse.

Segundo ela, além da importância econômica, a capital é reconhecida nacionalmente por praticar uma atividade industrial com pouco impacto ambiental. “Estudos revelam que apesar da intensa atividade industrial, o Amazonas ainda detém a maior cobertura florestal do Brasil, 98% de nossas florestas estão preservadas, estão intactas”, disse.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Sen. Vanessa Grazziotin