Comissão vai acompanhar projetos no Amazonas, anuncia Vanessa

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, diz que o governo federal vai avaliar a formação de um grupo interministerial a fim de encontrar soluções mais rápidas para recuperar a BR-319 que liga Manaus (AM) a Porto Velho (RO). Com restrições ambientais, a rodovia ficou fora da primeira fase do Programa de Investimento e Logística (PIL) apresentado nesta quarta-feira (23) pela ministra aos senadores da Comissão de Infraestrutura (CI). 

Comissão vai acompanhar projetos no Amazonas, anuncia Vanessa

A proposta, apresentada pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), prevê que o grupo seja formado por integrantes da bancada do Amazonas e dos ministérios do Transporte, Planejamento e Meio Ambiente, todos sob a coordenação da Casa Civil.

Gleisi Hoffmann disse que a proposta da senadora é viável e citou como exemplo o grupo formado no âmbito da Casa Civil para buscar soluções para BR-080, um dos principais trechos rodoviários do Centro-Oeste.

“Não tenho dúvida de que, a partir do momento em que instituirmos esse grupo de trabalho, poderemos dar grandes e importantes passos no sentido da recuperação da BR-319”, defendeu a senadora.

“Essa BR foi construída e inaugurada no início da década de 1970 e, pela falta de manutenção, ficou praticamente intransitável”, disse a senadora, lembrando que a decisão de recuperar a rodovia foi tomada ainda no governo do presidente Luis Inácio Lula da Silva. A obra esbarrou em exigências do Ministério do Meio Ambiente, segundo a senadora, a maior parte já cumprida.

“Essa estrada, depois de recuperada, será conhecida como uma estrada parque, tamanha a quantidade de novas áreas de reservas que já foram criadas e implantadas no entorno da BR-319”, afirmou a senadora.

Para a ministra, a BR-319 é necessária não só para a região Norte, para o Amazonas, mas também para o País. Para ela, apenas a questão ambiental precisa ser superada para que os 400 km do trecho central da rodovia sejam recuperados.

Por exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit) está atualizando as três versões de estudos de impacto ambiental que foram apresentados ao órgão ambiental em 2007. Segundo o presidente do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit), general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, já foram gastos R$ 76 milhões em componentes ambientais.

Da Redação em Brasília
Com Agência Senado