Unidade e debate sobre a crise marcam 2º dia do UIS Metal

O segundo dia de Congresso da União Internacional dos Sindicatos de Metalurgia e Mineração (UIS Metal) foi marcado por um profundo debate sobre a necessidade de unidade da classe trabalhadora na atual conjuntura de crise do sistema capitalista. A mesa que abriu os debates foi composta pelo representante da Federação Sindical Mundial, Valentin Pacho; pelo Secretário Geral da UIS MM, Igor Urrutiloetxea e pelo representante da Cebrapaz José Reinaldo Carvalho.

Mais de 20 países diferentes enviaram delegações ao Brasil para o Congresso que segue em grande clima de unidade. Os metalúrgicos e mineradores, das mais variadas partes do mundo, expuseram os efeitos da crise do sistema capitalista em seus países e apontaram o enfrentamento às opressões desse sistema, com unidade das forças progressistas, como a saída para a mesma.

Outro ponto que foi debatido com profundidade durante o segundo dia de atividades foram as criticas ao imperialismo estadunidense. Nas palavras do diretor da Cebarpaz, José Reinaldo Carvalho: "Os EUA, sob o comando de Barack Obama, têm no centro de sua estratégia a luta para manter a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Não passa pela cabeça dos EUA, compartilhar o poder no mundo. E na estratégia de manutenção do poder, os EUA continuam voltados para a Guerra, para o militarismo, para políticas de exploração dos povos".

Durante os debates foram valorizadas as vitórias das esquerdas na América Latina, em especial o papel desempenhado pelos governos de Cuba e pela liderança do ex-presidente venezuelano Hugo Chávez.

Após o debate, antes do jantar, as mulheres metalúrgicas e da mineiração, presentes ao Congresso, se reuniram em uma plenária onde discutiram a opressão de gênero e debateram a importância da organização das mulheres trabalhadoras de todo o mundo para que se alcancem mais direitos, lutar contra a violência doméstica, pela equiparação salarial, mas com atenção especial para a necessidade de maior participação de mulheres nos sindicatos, uma vez que a presença das mesmas no encontro foi considerada, pelas presentes, ainda insuficiente diante dos desafios a serem vencidos. Uma proposta de resolução irá ser elaborada pelas presentes à plenária e encaminhada para a organização do encontro para ser votada na plenária final.

Durante o jantar, a cantora Camila Derisé fez uma apresentação de voz e violão para as delegações presentes ao II Congresso da UIS MM. O congresso da UIS MM segue nessa sexta-feira (25) quando irão se encerrar as atividades do mesmo.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro
Fotos: Bruno Bou Haya