México quer proteção especial da Unesco para sítios arqueológicos

O México solicitará à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) a inscrição de nove sítios arqueológicos do país como bens culturais sob proteção especial, segundo informações do site da presidência. 

México quer proteção especial da Unesco para sítio arqueológico - Reuters

O governo anunciou que pedirá a inclusão dos sítios no Registro Internacional de Bens Culturais sob Proteção Especial da Unesco, com o objetivo de que recebam dupla proteção, pois já possuem a categoria de Patrimônio Mundial.

Os parques arqueológicos que serão incluídos na solicitação são: Palenque, em Chiapas; Teotihuacan, no Estado do México; Monte Albán, em Oaxaca; El Tajín, em Veracruz; Paquimé, em Chihuahua; Xochicalco, em Morelos; Calakmul, em Campeche; assim como Chichén Itzá e Uxmal, ambos em Yucatán.

O artigo oitavo da Convenção de Haia de 1954 confere aos Estados a prerrogativa de colocar sob regime de proteção especial um número limitado de centros monumentais de importância extraordinária mediante sua inscrição no registro.

A Secretaria de Relações Exteriores e o Instituto Nacional de Antropologia e História (Inah) concluirão em breve o processo requerido para apresentar tal solicitação à Unesco.

Da redação do Vermelho
Com informações da Prensa Latina