Balanço: Mutirão do Procon realizou 120 audiências de conciliação

A ação aconteceu no último dia 25 e acelerou a resolução de conflitos oriundos das relações de consumo. As audiências foram previamente agendadas e discutiram reclamações contra empresas de prestação de serviços, instituições de ensino, entre outros.

Em ação inédita, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (SMDC – Procon) realizou na última sexta-feira (25/10) um mutirão de audiências de conciliação. O relatório geral com os resultados foi apresentado nessa terça-feira (29/10) e traz 48 audiências com acordo, 42 sem acordo, 23 audiências remarcadas e sete arquivadas.

As audiências foram previamente agendadas e discutiram reclamações contra empresas de prestação de serviços, instituições de ensino, cartões de crédito, telefonia móvel, fabricantes de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, consórcios, planos de saúde, bancos e lojas em geral. Para a ação, foram capacitados 10 assessores jurídicos para trabalharem como conciliadores, “possibilitando que fossem realizadas em um único dia 120 audiências”, explica o coordenador do Procon, George Valentim. Ele informa também que a partir de agora, ações como essa acontecerão de forma sistemática para acelerar o atendimento das demandas que chegam ao órgão.

Antes do mutirão, o banco de atendimento era de aproximadamente 500 audiências a serem marcadas, número que foi diminuído em 120. Se ele não tivesse sido realizado, a previsão era de que as 120 audiências fossem realizadas dentro de cerca de um mês. “Nosso objetivo é exatamente dar mais celeridade a resolução dos conflitos”, explica George.

Para entrar em contato com o Procon, deve-se utilizar o www.fortaleza.ce.gov.br/procon (clicando no link Denúncia Virtual), através do telefone 151 (ligação gratuita) ou na sede do órgão, na rua Major Facundo, 869, de 8h às 13h30.

Fonte: Prefeitura de Fortaleza