Evaldo Lima anuncia ações na área da Saúde em Fortaleza
O líder do governo na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Evaldo Lima (PCdoB), anunciou nesta quarta-feira (30/10), ações da gestão municipal para a área de Saúde. “Saúde é prioridade na gestão do prefeito Roberto Cláudio e também dos cidadãos de Fortaleza, que há muito reivindicam mudanças no segmento”, disse.
Publicado 31/10/2013 10:29 | Editado 04/03/2020 16:27
Entre as ações, Evaldo destacou a construção de novos postos de saúde; a chegada de médicos oriundos do Programa Mais Médicos do Governo Federal e o Projeto de Lei 375/2013, que institui o “Prêmio Qualidade na Saúde da Família”. “O prêmio será concedido às Unidades Básicas de Saúde e às equipes do Programa Saúde da Família que atingirem metas de desempenho”, explicou.
Segundo informou Evaldo, os profissionais do Programa Saúde da Família que atingirem as metas receberão como prêmio, anualmente e em parcela única, 50% sobre a remuneração individual de cada profissional. Já os Postos de Saúde receberão parcela única de R$ 25 mil por equipe premiada, a ser revertido em melhoria de trabalho como forma de dar eficiência aos serviços prestados à população.
Os critérios de avaliação do desempenho e qualidade no atendimento para a concessão destes prêmios serão estabelecidos através de decreto da Secretária de Saúde do Município. “O objetivo é incentivar os profissionais de saúde a melhor a prestação de serviços na atenção primária, fortalecendo cada vez mais os princípios básicos do Sistema Único de Saúde: universalidade, descentralização, integralidade e participação”, justificou.
O projeto de lei ordinária já tramita na Câmara Municipal e no momento aguarda o parecer da Comissão Conjunta de Legislação e Orçamento. “As equipes de multiprofissionais do PSF terão cada vez mais estímulos para o acompanhamento do número restrito de famílias localizadas em área geográfica delimitada para a promoção prevenção, recuperação, reabilitação e manutenção da saúde na comunidade”, concluiu Evaldo.
Programa Mais Médicos
Outro destaque do vereador do PCdoB foi a vinda de mais 42 médicos para integrar a equipe de saúde do município. “Os médicos que virão a nossa capital vão atender nas Regionais I, V e VI que vêm sendo priorizadas na área da saúde devido à alta demanda”, disse.
Segundo Evaldo, já há 18 médicos do Programa do Governo Federal atendendo as necessidades da população em Fortaleza. “No próximo dia 4 de novembro, chegam 37 médicos cubanos e outros 5 de outras nacionalidades”, confirmou.
Os médicos serão distribuídos da seguinte forma:
– 20 para Regional V;
– 11 na Regional VI e
– outros 11 para a Regional I.
Saúde também ganha reforço na infraestrutura
O vereador do PCdoB também informou os cidadãos sobre as novas obras que estão sendo iniciadas. “Na última terça-feira (29) participamos da inauguração do posto de saúde Manoel Carlos Gouveia, no Jardim das Oliveiras, inteiramente reformado. Este é o 12º posto entregue à população desde o início deste ano”, disse. Segundo o vereador, “serão reformados 75 dos 92 Postos de saúde e construídos 25 novos postos de saúde em nossa cidade”.
Das próximas 25 novas unidades, 9 já estão em construção e com locais definidos:
Regional IV (02 postos)
Rua 7 s/n (Loteamento Cartier Osvaldo Studart – Bairro Dendê);
Rua Irmã Bazet (Montese);
Regional V (03 postos)
Rua Osmar Lima (Canidezinho);
Rua 541 com Rua 517 (Conjunto Ceará);
Rua Esmeralda com Rua Quartzo (Conjunto Jardim Jatobá – bairro Siqueira)
Regional VI (04 postos)
Avenida D, s/n (Conjunto Maria Tomásia – bairro Jangurussu);
Rua Edésio Monteiro com Rua Babilônia (bairro Ancuri);
Rua 7 com a rua 6 (Loteamento Jardim de Messejana – bairro Messejana);
Travessa José Carlos Teixeira (Conjunto Habitacional Paupina – Paupina).
Fonte: Assessoria do vereador Evaldo Lima (PCdoB)