Conflito causa 80 mortes semanais no Afeganistão

O Afeganistão registrou uma média semanal de 80 policiais mortos por causa do conflito bélico de abril à outubro, segundo estimados do Governo divulgados nesta quarta-feira (30) em Cabul, capital do país.

Essa cifra tem aumentado de maneira ostensiva, depois de as Forças Armadas afegãs assumirem o papel principal na luta contra a resistência.

Anteriormente, os efetivos da Força Internacional de Assistência para a Segurança (ISAF) – nome oficial das tropas de ocupação comandadas pela Otan – comandavam as ações contra guerrilheiros, mas a partir do compromisso de retirar-se no final de 2014, têm cedido o protagonismo às tropas locais.

Durante o período de abril a novembro, isto é, da primavera ao outono, a oposição armada afegã materializa suas campanhas bélicas, porque coincide com melhores condições meteorológicas do ano.

De dezembro a março, o inverno impede uma maior mobilidade dos guerrilheiros que, por regra geral, encontram refúgio nas ásperas montanhas da geografia deste país asiático.

Fonte: Prensa Latina