Maioria da bancada cearense é favorável à PEC do Diploma

A matéria, que já tem parecer de admissibilidade pelo relator na CCJC, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), aguarda entrada na pauta da comissão para ser votada.

Dos sete deputados cearenses que compõem a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara Federal, pelo menos cinco são favoráveis a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206, que restabelece a obrigatoriedade do diploma de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão.

São favoráveis à PEC, seguindo o parecer do relator, os deputados cearenses Mauro Benevides (PMDB), Danilo Forte (PMDB), Gorete Pereira (PR), Arthur Bruno (PT), José Guimarães (PT).O Sindicato dos Jornalistas (Sindjorce) não conseguiu contactar os deputados Gera Arruda, que substitui Edson Silva (de licença por quatro meses) e Vicente Arruda (PR).

"O deputado Mauro Benevides, que é jornalista e integrante da Comissão de Ética do Sindjorce, tem recebido a direção da FENAJ em constantes visitas à Câmara, sempre reafirmando seu apoio para que a matéria seja aprovada na CCJC e no Plenário daquela casa legislativa", afirma a presidente do Sindicato, Samira de Castro.

Desde quando recebeu o parecer de admissibilidade do relator, a PEC entrou na pauta de votação pelo menos duas vezes, mas foi retirada. Quando for apreciada, se for aprovada, será criada uma comissão especial para analisar o mérito da proposta, que ainda deverá ser votada em dois turnos pelo Plenário.

Fonte: Sindjorce