Via Expressa vai homenagear heróis da Revolta dos Búzios

A Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, que foi inaugurada pelo governador Jaques Wagner e pela presidenta Dilma Rousseff, na última sexta-feira (1/11), em Salvador, vai homenagear os heróis da Revolta dos Búzios. A idéia do governo baiano é que sejam feitas intervenções artísticas ao longo da obra para lembrar o movimento emancipacionista que aconteceu na capital, em 1798.

Durante a cerimônia de inauguração da via, o governador assinou a autorização para o lançamento do edital que vai selecionar os trabalhos. A elaboração e a responsabilidade pelo edital são da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

Deverão ser confeccionados painéis homenageando Manuel Faustino, João de Deus, Lucas Dantas e Luís Gonzaga das Virgens, entre outras lideranças da Revolta dos Búzios, também conhecida como Conjuração Baiana e Revolta dos Alfaiates. O movimento é considerado a primeira revolta popular do Brasil contra a Coroa de Portugal.

A Obra

Considerada a maior intervenção viária de Salvador dos últimos 30 anos, a Via Expressa impressiona pela extensão. São 4,3km, contendo dez faixas de tráfego – seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga –, três túneis, 14 elevados, duas passarelas, além de ciclovia, pista de rolamento e passeios.

A Obra reduziu o trajeto entre a BR-324 e o Porto de Salvador em 3,2 quilômetros, passando dos atuais 7,5 km, para 4,2 km, e deve desafogar o trânsito das vias próximas, como o Bonocô, San Martin e Retiro. O custo estimado da via é R$ 480 milhões, entre investimentos federais e estaduais.

De Salvador,
Erikson Walla