COSEMS: João Ananias destaca importância do Congresso

“SUS 25 anos: Desafio do Ordenamento da Força de Trabalho” é o tema do XIII Congresso dos Secretários Municipais de Saúde que se realiza de 7 a 9 deste mês, no Centro de Eventos do Ceará. Nesta terça-feira (05), o deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) destacou , na Tribuna da Câmara, a importância do evento que fará um amplo debate sobre o SUS, seus avanços e desafios. João Ananias aproveitou para saudar a todos os participantes em nome do Presidente do COSEMS, Willames Freire.

Ele ressaltou que os gestores da saúde nos municípios são os que enfrentam as maiores dificuldades em decorrência da falta de recurso. “A esperança está depositada no Projeto de Iniciativa Popular denominado de Saúde + 10 que trouxe no seu bojo mais de 2 milhões de assinaturas do povo brasileiro. Sou testemunho da participação de cada secretária ou secretário na coleta das assinaturas, demonstrando o quão estão dispostos e ansiosos pela resolução definitiva do problema de subfinanciamento da saúde”, observou.

Discurso na íntegra

Acontecerá de 7 a 9 de novembro, o XIII Congresso dos Secretários Municipais de Saúde do meu Estado, o Ceará. Inicio minha fala saudando nosso Presidente, Dr. Willames Freire e em seu nome, todas as Secretárias e Secretários de Saúde dos 184 municípios cearenses. Trata-se de um grande momento de reflexão e debates sobre os SUS, seus avanços e pontos de estrangulamentos, com ampla e qualificada participação daqueles que tem os maiores problemas e dificuldades, que são os gestores da saúde nos municípios.

Falo, na condição de ex-secretário Estadual da Saúde do Ceará, do tamanho do compromisso da grande maioria dos Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde com a causa. Basta que observemos a média de gastos com saúde, facilmente comprovável nas execuções orçamentárias, muito acima dos 15% obrigatórios para os municípios.

Sempre coloco que temos avançado muito, devido ao devotado compromisso dos gestores com as bandeiras da saúde pública. Porém, vivenciamos um obstáculo intransponível que é o subfinanciamento. Se agrava paulatinamente à medida que as demandas da sociedade crescem e nossa capacidade de atende-las permanece estática ou se reduz.

Nossa esperança está depositada no "Saúde + 10", projeto que trouxe no seu bojo mais de 2 milhões de assinaturas do povo brasileiro, e cada uma delas representa uma parcela desta esperança, que definitivamente possamos resolver um problema que se arrasta há décadas. Sou testemunho da participação de cada Secretária ou Secretário na coleta das assinaturas, demonstrando o quão estão dispostos e ansiosos pela resolução definitiva, que parte dela, passa por estabelecer que 10% das receitas brutas da União sejam obrigatoriamente aplicados na saúde.

Meu caro amigo Willames e meus companheiros e companheiras secretárias manifesto minha irrestrita solidariedade e compromisso com esta causa que nos irmana, desejando muito sucesso no Congresso e saudando a todos que fazem o COSEMS do Ceará.

Era só Sr. Presidente

Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)