Gravidez na adolescência preocupa vietnamitas

O Ministério de Saúde do Vietnã manifesta preocupação devido à persistência de um alto número de adolescentes com gravidez indesejada e que recorrem a interrupções na gestação em condições perigosas.

O alarme voltou a soar com os resultados de um estudo conjunto do Fundo das Nações para a População (Fnup) e o Centro Nacional para a Juventude, correspondente ao ano de 2013, difundido pela página digital Notícias do Vietnã.

De acordo com as fontes especializadas, mais de um terço das meninas não têm acesso a recursos anti-concepcionais, o que representa 35% das jovens de idade entre 15 e 19 anos.

Relatório dos centros de saúde reprodutiva de 63 províncias e cidades de todo o país mostram que adolescentes constituem 3,2% das grávidas, um aumento de 0,1% em comparação com 2011.

O vice-diretor do departamento de maternidade e infância Nguyen Duc Vinh, citou como obstáculos a falta de consciência, conhecimentos, serviços e fundos e a insuficiente atenção de famílias, escolas e comunidades à saúde reprodutiva.

Apontou que o Ministério de Educação prepara um texto sobre o assunto que abarca também a prevenção contra o HIV/AIDS em centros universitários, enquanto que a pasta de assuntos internos estabeleceu um currículo sobre habilidades para a vida.

O funcionário público convocou organizações internacionais a continuarem contribuindo com apoio financeiro e técnico a favor das adolescentes, além da solicitação apresentada à Assembleia Nacional para emendar a Lei da Juventude para regular direitos e responsabilidades em sexo e saúde reprodutiva.

Fonte: Prensa Latina