Néstor García Canclini discute as transformações culturais 

No dia 25 de outubro, o Fórum do Pensamento Crítico, com o tema “Cultura e transformação social”, recebeu o antropólogo e professor argentino Néstor García Canclini, considerado um dos maiores investigadores em comunicação, cultura e sociologia da América Latina. Ele debateu cultura e transformação social no Teatro ISBA, em Ondina, Salvador. 

Na atualidade, Canclini foca sua investigação nas relações entre estética, arte, antropología, estratégias criativas e redes culturais de jovens. É considerado um dos maiores investigadores em comunicação, cultura e sociologia da América Latina.

Um de seus livros lançados no Brasil com o título Culturas Híbridas: Estratégias para Entrar e Sair da Modernidade abriu uma nova linha para estudos culturais no continente. A obra recebeu o prêmio Book Award, concedido pelo Latin American Studies Association, por ter sido considerado o livro do ano em 2002 sobre a América Latina. Outro deles, Consumidores e Cidadãos(1995), propôs a politização do consumo e rompeu a forma tradicional de analisar hábitos televisivos.

É autor de estudos culturais interdisciplinares, ou seja, a cultura ou as culturas, bem como as suas interações, convergências e choques. Estudioso da globalização e das mudanças culturais na América Latina, seu trabalho é marcado pela análise e as mesclas entre culturas, etnias, referências midiáticas, populares e tradicionais. 

Fonte: Fundação Maurício Grabois