Ananias destaca Congresso que vai discutir 25 anos do SUS 

“SUS 25 anos: Desafio do Ordenamento da Força de Trabalho” é o tema do 13º Congresso dos Secretários Municipais de Saúde que começa nesta quinta-feira (7) e prossegue até sábado (9), em Fortaleza (CE). Em discurso no Plenário da Câmara, esta semana, o deputado João Ananias (PCdoB-CE) destacou a importância do evento que fará um amplo debate sobre o SUS, seus avanços e desafios.  

Ele ressaltou que os gestores da saúde nos municípios são os que enfrentam as maiores dificuldades em decorrência da falta de recursos. “A esperança está depositada no Projeto de Iniciativa Popular denominado de Saúde + 10 que traz no seu bojo mais de dois milhões de assinaturas do povo brasileiro. Sou testemunho da participação de cada secretária ou secretário na coleta das assinaturas, demonstrando o quão estão dispostos e ansiosos pela resolução definitiva do problema de subfinanciamento da saúde”, observou.

Na condição de ex-secretário Estadual da Saúde do Ceará, Ananias disse que a média de gastos com saúde, facilmente comprovável nas execuções orçamentárias, está muito acima dos 15% obrigatórios para os municípios.

“Sempre coloco que temos avançado muito, devido ao devotado compromisso dos gestores com as bandeiras da saúde pública. Porém, vivenciamos um obstáculo intransponível que é o subfinanciamento, que se agrava paulatinamente à medida que as demandas da sociedade crescem e nossa capacidade de atendê-las permanece estática ou se reduz”, avalia o parlamentar.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. João Ananias