Sindjorce debaterá democratização da comunicação

Neste sábado (9/11), a partir das 9 horas, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), entidade coordenadora do Comitê pela Democratização da Comunicação no Ceará, regional do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), realiza o lançamento do projeto "Café com Democracia".

Esta é uma iniciativa do movimento local pela democratização da mídia que, nesta primeira edição, tem como tema "Queremos uma mídia livre, plural e diversa", e cumpre o objetivo de apresentar para organizações de diversos segmentos a pauta do movimento e construir uma nova coordenação para o Fórum no estado.

"Por muito tempo optamos por reuniões com um tom mais formal e percebemos que temos que primeiro democratizar a discussão de democratização comunicação. E este será o objetivo do nosso café comunitário, que é desburocratizar e traduzir o debate que estava muito distante de todos. O projeto quer trazer também à tona as iniciativas de promoção da mídia livre, plural e diversa e, juntamente com organizações, movimentos sociais, sindicais, ONGs e o conjunto da sociedade, redimensionar a luta pelo direito à comunicação, que passa pela ampliação de nossas trincheiras de atuação", explica Rafael Mesquita, coordenador do FNDC no Ceará e secretário-geral do Sindjorce.

O monopólio da mídia!

Rafael classifica como estratégico o envolvimento da população na construção das iniciativas de regulação do setor. "Para construir um país mais democrático e desenvolvido precisamos avançar na garantia do direito à comunicação para todos e todas, mas não podemos alcançar tal meta com a permanência da concentração da mídia nas mãos de nove grupos empresariais no Brasil, que impedem a circulação de ideias e pontos de vista diferentes. Temos que levar às ruas o debate da democratização da comunicação", ratifica.

Em 2013, o Código Brasileiro de Comunicação completa 50 anos e, diante das novas tecnologias, se torna obsoleto para regulamentar a produção e o acesso à informação no país. Além disso, não permite que a pluralidade e a diversidade brasileira estejam presentes nos principais meios de comunicação.

Outro ponto importante para discutir na construção de um novo marco regulatório para as comunicações é o impedimento à formação de monopólios e oligopólios, conforme mecanismos já constituídos em países com democracias consolidadas como EUA, França, Portugal e Alemanha.

Serviço

Café com Democracia – Queremos uma mídia livre, plural e diversa

Dia: 9 de novembro, sábado
Horário: 9h
Local: SindBar – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará
Endereço: Rua Joaquim Sá, 545 – Dionísio Torres

Fonte: Sindjorce