Alemães expressam crescente desconfiança dos Estados Unidos

A maioria dos alemães considera o ex-técnico da inteligência estadunidense, Edward Snowden, como um herói, e não como criminoso, segundo uma pesquisa do canal público de televisão da Alemanha, ARD, divulgada nesta sexta-feira (8). As denúncias sobre o programa de espionagem da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA, na sigla em inglês) feita por Snowden continua repercutindo mundialmente.

Presidente Barack Obama e chanceler Angela Merkel - Michael Sohn / Associated Press

Cerca de 60% dos entrevistados na pesquisa alemã veem o ex-técnico de informática da NSA e da Agência Central de Inteligência (CIA) “mais como um herói”, de acordo com a emissora Deutschlandtrend (“Tendência da Alemanha”).

Somente 14% dos que responderam às questões disseram ver o jovem, que está asilado na Rússia, como um delinquente.

Ainda assim, sobre o asilo político, não há uma clara maioria: enquanto 46% saudariam um possível acolhimento a Snowden, 48% rechaçam esta opção.

O prestígio dos Estados Unidos tem sido reduzido consideravelmente à medida em que novas denúncias sobre o seu programa de espionagem são publicadas. Snowden forneceu ao jornalista Glenn Greenwald, por exemplo, dezenas de milhares de documentos sobre a espionagem global estadunidense.

Neste sentido, apenas 35% dos alemães vêm os EUA como um parceiro fiel e confiável, enquanto em julho deste ano, à mesma pregunta, mais 14% dos entrevistados tinham respondido positivamente.

A aprovação do governo do presidente Barack Obama também reduziu drasticamente. Somente 43% está de acordo com seu trabalho, o que representa uma queda de 32% desde setembro de 2012. Ainda, em 2010, Obama havia recebido a aprovação de 88% dos alemães.

Levando em consideração o tratamento do escândalo de espionagem por parte do governo Obama, 92% dos alemães não acreditam que um acordo contra a espionagem evitaria o trabalho dos serviços estadunidenses em seu país.

Com Prensa Latina,
da redação do Vermelho