Peritos negam morte de Neruda por envenenamento

De acordo com peritos internacionais, o poeta chileno Pablo Neruda morreu devido a um câncer de prostata e não por envenenamento. O resultado da perícia dos restos mortais de Neruda foram apresentados nesta sexta-feira (8).

Peritos negam morte de Neruda por envenenamento - Wikimedia

Neruda morreu dias após o golpe de Estado contra o presidente Salvador Allende. A investigação tentou descobrir se ele, militante do Partido Comunista e amigo pessoal de Allende, poderia ter sido assassinado já na ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990), em 23 de setembro de 1973.

Os restos de Neruda foram exumados em abril passado e submetidos a análises do especialista espanhol Francisco Etxeberría, da Universidade de Múrcia, na Espanha, e Ruth Winickett, da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

Os dois se reunirão durante quatro dias em Santiago com o diretor do Serviço Médico Legal do Chile, Patricio Bustos, e uma equipe de especialistas locais com os quais analisarão os resultados dos testes.

Os primeiros exames realizados em 2 de maio passado confirmaram que Neruda padecia de um câncer avançado, mas não determinaram se esta foi a causa da morte.

Fonte: Opera Mundi