Eleição da Comissão Política e Secretariado do PCdoB/RJ
Após a realização de sua 18ª Conferência Estadual, o Partido Comunista do Estado do Rio de Janeiro elegeu com muita unidade, neste sábado (9), a nova Comissão Política e o novo Secretariado.
Publicado 10/11/2013 14:00 | Editado 04/03/2020 17:03

Os dirigentes reafirmaram que a pré-candidatura de Jandira Feghali, eleita vice-presidenta estadual do PCdoB, ao governo do estado é para valer. Esta foi a primeira reunião dos 63 membros que compõem a Direção Estadual após a realização da Confererência.
“Um dos maiores desafios da nova direção estadual será construir um projeto político comum a todo o partido, além de dar continuidade ao fortalecimento das direções muncipais, ao acompanhamento das prefeituras em que atuamos e aos nossos parlamentares, bem como ampliar a inserção do PCdoB na luta de massas”, destaca João Bastista Lemos, presidente estadual do PCdoB.
Para dar consequência a esses desafios, os comunistas aprovaram um novo sistema de direção, que tem entre as suas peças estruturantes o desenvolvimento da política de quadros do partido no estado.
“Os quadros são o elemento de maior compromisso ideológico, político e de compreensão da unidade e iniciativa política do partido. Onde tem um quadro funciona a direção municipal, o distrital, a organização de base e os coletivos do PCdoB”, afirma Batista.
Além da política de quadros, o novo sistema valoriza o papel da direção estadual. “Queremos um pleno com maior protagonismo e poder deliberativo. Por isso aprovamos um Comissão Política mais enxuta, com 23 membros, e um Secretariado mais operativo, com 6.”
Quatro critérios balizaram a composição dos nomes para a Comissão Política e o Secretariado: a regularidade nos fóruns (assiduidade na participação dos espaços deliberativos); agilidade na execução das resoluções coletivas (capacidade de realização); densidade regional, social e intelectual (trabalho de base); e representação do conjunto da sociedade (expressão pública). Veja os nomes eleitos ao final desta matéria.
Novas funções especiais
Entre as novidades do novo sistema de direção está o relançamento da Fundação Mauricio Grabois no estado, que passará a contar com o apoio de mais quadros e uma “Coordenação de Políticas para as Cidades”, responsável, entre outras questões, por elaborar, assessorar, sistematizar e acompanhar as políticas implementadas pelas prefeituras dirigidas por comunistas.
Já para dar consequência à decisão da Conferência de intensificar o acompanhamento da presidência do partido às regiões estratégicas do estado, aproximando mais a direção do interior, foi criada a figura dos "pivôs".
“Os ‘pivôs’ são quadros políticos que auxiliam a presidência, vice-presidência e a secretaria de Organização no acompanhamento político dessas regiões. Com um acompanhamento mais regular e sistematizado será possível criar condições para fortalecer o conjunto do trabalho de direção partidária nestes locais”, explica Batista. A proposta é iniciar a experiência em quatro regiões: Baixada, Sul Fluminense, Norte Fluminense e Região Leste.
Pré-candidatura de Jandira é para valer
A direção estadual reafirmou neste sábado que a pré-candidatura de Jandira Feghali à governadora do Rio é para valer. “O PCdoB, diante de sua história de vinculação com o projeto de desenvolvimento econômico, social e político e de respeitabilidade de suas lideranças, lança Jandira Feghali, única mulher pré-candiata à governadora do estado, como alternativa real para construir a unidade do campo democrático e popular por mudanças no Rio”, afirma Batista.
Segundo os dirigentes presentes, quatro são os objetivos da pré-candidatura: construir uma alternativa para o governo do estado, a fim de intensificar a luta por mudanças; "coesionar" as fileiras partidárias, reforçando a identidade de esquerda do partido; atuar pelo fortalecimento da base do governo Dilma e; posicionar o PCdoB à altura de seu projeto eleitoral para 2014.
Neste domingo (10), o jornal “O Dia” publica uma entrevista com a pré-candidata à governadora Jandira. Antes da deputada federal, passaram pelas páginas do jornal entrevistas com os pré-candidatos Garotinho (PR) e Lindberg Farias (PT). Seguindo o embalo da pré-campanha, no dia 28 de novembro o PCdoB deverá realizar um seminário para iniciar o debate sobre as propostas programáticas de Jandira para mudar o Rio. Em dezembro Jandira também deverá ser a estrela do programa de TV do partido.
Comissão Política – 23 membros:
1) Ana Rocha (Secretária de Políticas para Mulheres da cidade do Rio);
2) Carlos Henrique Tibiriça Miranda, o Caíque (Fundação Maurício Grabois);
3) Celia de Souza Vidal (UBM/RJ);
4) Daniel Iliescu (Presidente da UJS/RJ);
5) Dilcéia Quintela (Secretária de Mulheres do PCdoB/RJ);
6) Edimilson Valentim (Secretário de Relações Institucionais de Belford Roxo);
7) Enfermeira Rejane (deputada estadual);
8) Fernando Cid (Presidente do PCdoB de Nova Iguaçu);
9) Jandira Feghali (deputada federal, vice-presidente do PCdoB/RJ e pré-candidata à governadora do estado);
10) João Batista Lemos (Presidente do PCdoB/RJ);
11) Jonas Marins (Prefeito de Barra Mansa);
12) José Roberto Brom de Luna (Secretário de Finanças do PCdoB/RJ);
13) Maurício Ramos (Secretário Sindical do PCdoB/RJ);
14) Natanael Firmino dos Santos (Secretário de Organização do PCdoB/RJ);
15) Raimunda Leone (Secretária da Fitmetal);
16) Ricardo Capelli (Secretaria-Executiva do Ministério do Esporte);
17) Romário Galvão (Secretário de Juventude do PCdoB/RJ);
18) Ronaldo Leite (Presidente da CTB/RJ);
19) Sônia Latgé (Secretária de Movimentos Socias do PCdoB/RJ);
20) Uirtz Servulo da Silva (Secretário de Formação do PCdoB/RJ);
21) Wagner Turques (Presidente do PCdoB de Belford Roxo);
22) Waldemar Souza (Presidente do PCdoB da capital);
23) Wevergton Brito (Secretário de Comunicação do PCdoB/RJ);
Secretariado – 6 membros:
1) João Batista Lemos (Presidente do PCdoB/RJ);
2) José Roberto Brom de Luna (Secretário de Finanças do PCdoB/RJ);
3) Maurício Ramos (Secretário Sindical do PCdoB/RJ);
4) Natanael Firmino dos Santos (Secretário de Organização do PCdoB/RJ).
5) Uirtz Servulo da Silva (Secretário de Formação do PCdoB/RJ)
6) Wevergton Brito (Secretário de Comunicação do PCdoB/RJ);
Funções especiais:
-Relançamento da Fundação Maurício Grabois:
Jorge Barreto (Coordenação de Políticas para as Cidades);
Hélio Mattos;
Marcelo Pereira Fernandes;
Mônica Simione.
– “Pivôs”, quadros dirigentes regionais:
Fernando Nogueira (Sul Fluminense);
Jayme Ramos de Souza (Região Leste);
João Carlos de Carvalho (Norte Fluminens)
-Marcos Antonio Ribeiro da Costa (Diretor da Escola de Formação)
– Djalma Conceição Oliveira (Secretário de Direitos Humanos do PCdoB/RJ);
– Mônica Custódio (Secretária da Luta Antirracial do PCdoB/RJ);
Por Carla Santos,
Da cidade do Rio de Janeiro