Arborização das cidades é tema de Congresso em Palmas

“Vamos abraçar esta causa, e criar um projeto de arborização para a cidade de Palmas”. Foi esse tom entusiasmado que o prefeito Carlos Amastha usou para incentivar os participantes do XVII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU), durante a abertura do evento no Theatro Fernanda Montenegro na manhã desta segunda-feira, 11.

Para o gestor este encontro é importante não apenas para congregar os técnicos e profissionais da área de arborização urbana, mas também uma maneira de fortalecer a consciência da necessidade que as cidades têm de recuperar e ampliar a cobertura vegetal.

Amastha ressaltou a necessidade de pensar a cidade para proporcionar melhoria de qualidade de vida para as pessoas, destacando que os problemas acontecem nas cidades e que é preciso planejamento para aplicação de políticas públicas. “É para as pessoas que vivem nas cidades que fazemos tudo, planejando o futuro e executando o presente”, destacou o prefeito.

O prefeito também destacou as adversidades em administrar uma cidade como Palmas, e falou para os presentes sobre o projeto que está sendo elaborado pela Prefeitura de Palmas para melhorar a qualidade de vida dos palmenses, principalmente os usuários do transporte público e ciclistas. “Nosso Projeto BRT será um exemplo para outras cidades, pois temos na Avenida Theotônio Segurado a possibilidade de implantar ciclovias e plantar muitas árvores”, disse.

Segundo Amastha a implantação do BRT sombreado, e de um plano de Arborização para Capital tornarão a cidade mais humana e agradável de viver. “Não haverá maior legado possível que poderemos deixar, quando entregarmos a administração para nosso sucessor, do que uma cidade mais humana. E mais planejada, e no caminho de ser a melhor cidade do mundo para se viver, meta que eu sei ser possível, por todas as nossas potencialidades”, ressaltou.

XVII Congresso Brasileiro de Arborização Urbana (CBAU)

Iniciou-se na manhã desta segunda, 11, no Theatro Fernanda Montenegro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e vai até o dia 14, tendo como tema “Árvores por Cidades Melhores”.

A programação consta de palestras sobre o tema principal – Arborização Urbana e as atividades transversais. Além do Congresso Brasileiro de Arborização Urbana, também será realizado um minicurso sobre o mesmo tema, ministrado por palestrantes de Palmas e de outras unidades da Federação, ligados às mais diversas áreas de atividade. Mais informações no site www.cbau.com.br.

Malena Mota