Dilma recebe Mujica em Brasília para "encontro entre amigos" 

O presidente do Uruguai, José Mujica, foi recebido no último domingo (10) em Brasília pela presidenta Dilma Rousseff para uma reunião que, segundo fontes oficiais do governo, seria um "encontro privado" e "entre amigos".

Dilma recebe Mujica em Brasília para "encontro entre amigos" - Antonio Cruz/Abr

Mujica chegou ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência brasileira, à frente de uma comitiva integrada por vários funcionários seu governo, entre eles seu ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro. Dilma recebeu Mujica na entrada da residência.

Fontes do governo uruguaio informaram nesta semana que a visita de Mujica seria realizada na sexta-feira (8), mas o encontro acabou adiado, embora as autoridades brasileiras ainda não tenham confirmado sua realização de forma oficial.

O anúncio oficial em Montevidéu foi feito ontem pelo chefe da Casa Civil uruguaia, Diego Cánepa, após uma reunião de Mujica com seu conselho de ministros.

Leia também:
Mujica cancelou viagem ao Brasil por problemas de logística

Segundo Cánepa, o presidente do Uruguai tem interesse em discutir com Dilma as negociações entre o Mercosul e a União Europeia (UE), além da situação do Haiti, onde ambos os países têm tropas à serviço da Organização das Nações Unidas (ONU).

Em relação às conversas entre o Mercosul e UE, que se desenvolvem sem sucesso há mais de uma década, Cánepa explicou que o Uruguai, Brasil e Paraguai "já têm pronta a oferta" que será apresentada à UE, mas, segundo ele, a Argentina "vive uma realidade diferente".

Cánepa ressaltou que o Uruguai deseja "avançar nesse tema e consolidar as ofertas", já que um acordo comercial com a UE "pode trazer grandes benefícios" ao Mercosul.

Na reunião de hoje, Dilma estava acompanhada pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e pelo assessor de Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia, além de outros ministros.

De acordo com as fontes oficiais consultadas pela agência EFE, não está previsto que Dilma e Mujica atendam os jornalistas após a reunião, assim como a emissão de um comunicado oficial sobre o encontro.

Fontes diplomáticas disseram à EFE que, após a reunião com a presidenta brasileira, Mujica voltará diretamente para Montevidéu, já que o governante uruguaio terá reunião na segunda-feira com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em Caracas.

Dilma, por sua parte, viaja na manhã de segunda-feira a Lima, onde terá uma série de reuniões com o presidente peruano, Ollanta Humala, e participará de um fórum empresarial.

A viagem de Dilma a Lima estava prevista para ocorrer ainda nesta noite, mas, devido à visita de Mujica, acabou sendo adiada para amanhã, informaram fontes oficiais.

Fonte: Opera Mundi