Lula grava vídeo de apoio à candidatura de Xiomara em Honduras

O ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, gravou uma mensagem de apoio à candidatura de Xiomara Castro de Zelaya para a presidência de Honduras. O vídeo foi divulgado pelo Instituto Lula neste domingo (10). 

Lula afirma que “a candidatura da companheira Xiomara Zelaya com seu novo partido Libre é um grande momento de renovação e esperança para Honduras”. O ex-presidente brasileiro comenta ainda que “acompanhou com enorme tristeza” o golpe de Estado que interrompeu o mandato do marido da candidata, Manuel Zelaya.

Em 28 de junho de 2009, Manuel Zelaya foi deposto após ser preso em sua residência, por tropas da polícia federal e do exército hondurenho, que obedeciam ordens das altas cortes judiciais do país.

Leia também:
Honduras irá às urnas marcada pelo golpe contra Zelaya
Xiomara Castro pode romper bipartidarismo em Honduras


Segundo Lula, o fato “tirou Honduras do caminho do desenvolvimento e da paz”, o que pode ser retomado nas próximas eleições do país, previstas para o dia 24 de novembro. “Com um governo popular, Honduras terá todas as condições para desenvolver-se, gerando empregos, distribuindo a riqueza e promovendo a inclusão social”, diz ele.

O ex-mandatário conclui sua mensagem pedindo: “Que ninguém tire o direito de sonhar com uma Honduras mais democrática”.

Assista o vídeo abaixo:


Favoritismo

Xiomara Castro Zelaya encabeça as principais pesquisas eleitorais. No final do mês de outubro, a candidata e ex-primeira-dama deu uma entrevista ao jornalista Leonardo Wexell Severo, na qual afirmou que seu compromisso é “com a construção de uma democracia participativa, onde o povo tenha voz e voto em todas as ações do governo”.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações do Instituto Lula