Tufão Haiyan provoca inundações, mortes e desalojados na China

Mais de mil aldeias inundadas na província de Hainan, fortes tempestades, cerca de 10 mortes e uma cifra superior de desaparecidos é o boletim parcial dos danos provocados na China pelo tufão Haiyan.

De acordo com relatórios emitidos por várias províncias, como Cantão e Hunan e a região autônoma de Guangxi Zhuang, o fenômeno natural está perdendo força, depois de intensas tempestades provocadas em sua passagem. Antes, arrasou as Filipinas, onde ao menos 10 mil pessoas perderam a vida.

Autoridades na ilha-província meridional de Hainan informaram que o mais afetado de seus municípios é Qionghai, onde o rio de mesmo nome transbordou e alagou mais de mil vilas, 20 delas isoladas, com perdas econômicas de quase US$ 23 milhões.

Só nessa província foram registrados ao menos seis mortos, enquanto em Guanxi uma pessoa perdeu a vida, quatro permanecem desaparecidas, 25 mil foram deslocadas, quase 250 casas desabaram e se calcula que o número de afetados chega a um milhão.

Na província de Hunan, o saldo é de dois mortos e quatro desaparecidos, pois uma embarcação onde viajavam 10 pessoas virou e até o momento só foram resgatados quatro deles.

Enquanto isso, a imprensa informou que dois de sete tripulantes perderam a vida em outro barco, que ficou à deriva no mar do sul da China, e os cinco demais permanecem desaparecidos.

O tufão deslocou-se a uma velocidade de 15 quilômetros por hora e seus ventos baixaram ontem para 100 quilômetros. Os boletins meteorológicos assinalam que o fenômeno deve continuar perdendo força.

Fonte: Prensa Latina