Ministério implanta Centros de Iniciação ao Esporte no Maranhão

 

Rubens Jr
Três importantes cidades do Maranhão foram contempladas com Centros de Iniciação ao Esporte (CEI). Os Centros são iniciativas do governo federal, como parte do programa de aceleração do crescimento 2 (PAC 2) e tem o objetivo de nacionalizar os benefícios gerados pelos grandes eventos esportivos que serão realizados no Brasil.

A informação foi dada pelo deputado estadual Rubens Jr. durante sessão plenária da manhã desta quarta-feira (13). Na ocasião, o deputado destacou que as instalações com padrão olímpico visam descobrir novos talentos e, assim, proporcionar o crescimento da base do esporte de alto rendimento, transformando o Brasil numa potência esportiva a partir dos jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos que serão realizados em 2016, no Rio de Janeiro.

“O Piauí teve a Sarah Menezes, medalhista olímpica na última Olimpíada, por que não termos um maranhense medalhista olímpico?” indagou o deputado.

O parlamentar destacou que em todo o país, 300 cidades serão integram o projeto, resultado de parceria entre as prefeituras e o ministério dos esportes. O deputado estadual Rubens Jr. parabenizou os gestores municipais de São Luís, Caxias e Timon pela conquista.

As instalações comportarão as modalidades olímpicas de esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, vôlei de praia, boxe, handebol, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô e atletismo. O Centro comportará ainda as modalidades paralímpicas, como a Esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol de mesa, voleibol sentado, goalball, além de uma não olímpica, o futebol de salão.

Em Caxias, o projeto do Centro atenderá 23 modalidades esportivas e será construído no Parque da Cidade. Com área total de 7.000 m², o espaço será contemplado com um Ginásio Poliesportivo e Complexo de Atletismo. O custo estimado para a construção do Centro é de R$ 3,2 milhões, que será custeado integralmente pelo Governo Federal.

O projeto integra, num só espaço físico, atividades e a prática de esportes de alto rendimento, estimulando a formação de atletas entre crianças e adolescentes. O equipamento tem a capacidade de atender até 3 mil pessoas por semana.

Fonte: Gabinete do dep. Rubens Júnior