Reforma administrativa é prioridade do governo chinês

A reforma do sistema administrativo é a questão chave das reformas do governo chinês apresentadas na 3ª Sessão Plenária do 18º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh), que terminou na terça-feira (12) em Pequim.

A análise é de Song Shimin, professor da Administração Pública da Academia Nacional de Governação da China. Segundo o especialista, a sessão ressaltou a preservação da autoridade da Constituição e das leis, a melhoria do sistema judiciário e a independência da execução do poder judicial e da procuradoria, que são os pontos chaves da reforma política.

A reforma do sistema administrativo, por sua vez, prioriza a modernização do sistema e a capacidade da administração do Estado.

Para Song Shimin, a prioridade governamental é a transformação das funções do governo, com o fim de salvaguardar a justiça social, criar um melhor ambiente de desenvolvimento e oferecer um melhor serviço público.

O professor considera que a China vai passar de um modelo essencialmente estatal para um modelo de governação descentralizada.

Fonte: Rádio Internacional da China