Integração é fundamental para unidade socialista, diz PC uruguaio

A integração latino-americana foi ressaltada por todos os comunistas do bloco regional que estiveram presentes no primeiro dia do Seminário Internacional do 13º Congresso do PCdoB. Nesta quarta-feira (13), a reportagem do Vermelho conversou com o senador e secretário-geral do Partido Comunista do Uruguai, Eduardo Lorier, que também considera o projeto um passo importante na busca por uma unidade socialista.

Por Théa Rodrigues e Vanessa Silva
Da redação do Vermelho, no 13º Congresso do PCdoB

“Temos claro que o imperialismo é nosso principal inimigo", afirmou Eduardo Lorier | Foto: Clécio Almeida

“Temos claro que o imperialismo é nosso principal inimigo do ponto de vista de seus interesses econômicos, por conta de seu intervencionismo militar que pretende fazer da América Latina o seu quintal”, alertou Eduardo Lorier.

Segundo ele, o interesse norte-americano está em nossas riquezas naturais e energéticas, uma vez que dispomos de recursos como reservas petrolíferas, a Amazônia e o Aquífero Guarani. “Isso faz com que os EUA mantenham 76 bases militares na região”, lembrou Lorier.

Para proteger a América Latina do intervencionismo e conseguir superar as mazelas da globalização neoliberal, “é preciso que tenhamos unidade”, afirma. Ele comenta ainda que “seria difícil que nossos países seguissem adiante sozinhos e daí a necessidade de que surja a integração para que os recursos e as forças produtivas especializadas de cada país possam complementar os outros. Nesse sentido, o Mercosul tem um importância fundamental”, sublinha.

Sobre o tipo de integração que se faz necessária, o senador lembrou o ideário construído pelo ex-presidente Hugo Chávez Frías e classificou como “positivo o avanço rumo a uma complementação produtiva, social, econômica e humana, inclusive em torno da livre circulação de pessoas”.

Avanços no Uruguai

Entre os diversos avanços conquistados nos governo dirigidos pela Frente Ampla em seu país — primeiro com Tabaré Vázquez e agora com José Pepe Mujica —, Lorier destaca a reforma da saúde, que pretende que todos os uruguaios “tenham acesso a um sistema de saúde que lhes permita uma atenção humana em uma dura confrontação com aqueles que pensam que a saúde é uma mercadoria”.

Seminário Internacional do PCdoB

“Neste seminário tivemos a grata surpresa de ver a participação de mais de 50 países que fizeram exposições em torno da crise do capitalismo e as possibilidades de achar uma saída e buscar formas de avanço rumo ao socialismo. Estes são os desafios que surgem e a possibilidade de termos uma posição mais estruturada”.