Comunidade de Manguinhos inaugura jornal comunitário

A comunidade de Manguinhos lançou, o jornal “Fala Manguinhos!”. Produzido por jovens moradores em parceria com a Fiocruz e a Unisuam, a iniciativa da Agência de Comunicação Comunitária inicia com uma tiragem de três mil exemplares. Com circulação mensal e notícias de todas as comunidades do Complexo, o veículo será distribuído na Biblioteca Parque de Manguinhos, na UPA e na Associação dos Moradores.

Raphael dos Santos, de 25 anos, embora estude Logística na Unisuam, será o responsável pelas reportagens do jornal. Há três meses no projeto, passou por oficinas de jornalismo, rádio e empreendedorismo na Unisuam, em Bonsucesso.

– Eu me identifiquei com o projeto, porque é para a comunidade – disse Raphael, que nasceu em Manguinhos.

Uma das ideias de Raphael é unir o jornal com a internet, por de uma parceria com o Portal UPPRJ (www.upprj.com)

– Acho muito legal que tenhamos essa interação com o propósito de ajudar a comunidade. O serviço do portal é muito bom, por isso acho importante unirmos nossas forças para divulgar Manguinhos cada vez mais.

O Capitão Toledo, comandante da UPP Manguinhos, destacou que o jornal irá ajudar a polícia a conhecer melhor os anseios e necessidades dos moradores.

– Temos foco na segurança, mas não podemos nos esquecer do social. É importante sabermos qual a visão da população pelo nosso desempenho de trabalh0o.

O termômetro poderá ser sentido já na primeira reunião de pauta do jornal, que acontecerá no dia 18. A próxima edição será especial sobre a atuação da Polícia Pacificadora no Complexo, que completa um ano em janeiro.

Moradora há 55 anos de Manguinhos, Darcília Alves soube do jornal e foi ver quais eram as propostas da publicação.

“Espero que o jornal lute pelos interesses de todo o território e que seja democrático. Um dos maiores problemas é o caso dos adolescentes que ficam a mercê das drogas. Espero que essa publicação sirva para falar de ações contra esse perigo e de oportunidade de trabalho, cursos e oficinas para toda a comunidade”.

Jorge Silva, secretário administrativo do Conselho Comunitário de Manguinhos, ressaltou a importância da propagação da comunicação.

“O território deve se comunicar, as pessoas devem expor os seus pontos de vista. Entendíamos que era necessário estruturar um projeto, cujo desafio é a comunicação plural, democrática e independente”.

Fonte: Correio do Brasil