O Espírito Santo no13º Congresso do PCdoB

 Os dois primeiros dias foram dedicados principalmente ao debate sobre os dois grandes temas do Congresso.

 Os mais de 800 delegados eleitos nos 27 estados e Distrito Federal, a partir de um processo democrático de Conferências Municipais e Estaduais, participaram ativamente do rico debate em torno dos dois grandes temas do 13º Congresso do PCdoB: “Balanço dos governos Lula e Dilma, atualização da perspectiva para o Brasil. A construção do Partido nesta realidade inédita e as diretrizes para seu fortalecimento” e “Balanço e tendências da crise estrutural e sistêmica do capitalismo, do mundo em transição, e da nova luta pelo socialismo”.

O Espírito Santo realizou Conferências em 38 municípios capixabas, quando, além do debate em torno dos dois grandes temas do 13º Congresso do PCdoB e da eleição das novas direções, foram também eleitos delegados para a Conferência Estadual, que, por sua vez, elegeu oito delegados para o Congresso.

Representando a bancada capixaba, participou do debate, Anderson Falcão, que fez uma intervenção objetiva, focada na necessidade de o Partido investir cada vez mais na organização dos movimentos sociais, incentivando sua mobilização e luta pelas conquistas das grandes reformas estruturais necessárias para podermos “avançar nas mudanças”, que é a palavra de ordem do 13º Congresso do PCdoB.

As reformas estruturais, como a  reforma política, do judiciário, tributária, agrária, urbana, da saúde, da educação e democratização dos meios de comunicação são exigências inadiáveis, sem as quais os avanços requeridos pela população – e expressados recentemente nas manifestações de rua em junho – não terão êxito.