Senador colombiano defende diálogos de paz

O presidente do Senado, Juan Fernando Cristo, afirmou nesta sexta-feira (15) que as conversas entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) estão em um bom caminho.

"Estamos nos aproximando de um ponto para a paz do qual não se pode voltar atrás", assegurou o político em um artigo publicado no jornal El Tiempo.

Leia também:
PC Colombiano e Marcha Patriótica citam diálogo de paz das Farc

É a primeira vez que foi definida uma agenda concreta e que se chega a acordos em dois pontos tão importantes como o desenvolvimento rural e a participação política, sublinhou.

O líder da Câmara denunciou que as conversas "geram a oposição radical e até nervosa de um setor político, que todos os dias se dedica a questionar o avanço das negociações".

São os mesmos que pensam que o sistema político colombiano não precisa abrir espaços de participação, dar garantias reais à oposição, nem melhorar a transparência no sistema eleitoral, considerou.

Nesse sentido, afirmou que, uma vez alcançado um compromisso mútuo, surgirão novos atores e maior mobilização social.

Cristo defendeu a criação de circunscrições especiais "como medida de reparação política audaz e inovadora para aqueles habitantes das zonas em conflito que durante décadas não pudera se expressar nem contar com representação devido à guerra".

Fonte: Prensa Latina