Paraibana eleita para o Comitê Central do PCdoB

A dirigente comunista Marlene Alves, ex-reitora da UEPB e atual Secretária de Cultura do município de Campina Grande, foi eleita na tarde deste sábado, 16 de novembro, no 13º Congresso Nacional do PCdoB, para integrar a direção nacional do partido.

Marlene Alves e Renildo Calheiros - Glauce
A delegação paraibana presente no 13º Congresso Nacional do Partido Comunista do Brasil retornou na madrugada deste domingo, 17 de novembro, comemorando a eleição da ex-reitora da UEPB Marlene Alves, para o Comitê Central do PCdoB.

12 dirigentes estaduais do PCdoB foram eleitos para representar os comunistas paraibanos no Congresso Nacional do Partido que aconteceu de 14 a 16 de novembro no Parque do Anhembi na capital paulistana. O Congresso – que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff no ato realizado na noite do dia 15 – teve como pauta o balanço dos governos Lula e Dilma sob a ótica do Programa do PCdoB. Discutiu também os desdobramentos da crise internacional e as tarefas do movimento comunista para seu enfrentamento e a nova luta pelo socialismo.

Na plenária final, os delegados e delegadas aprovaram as resoluções políticas que irão orientar a atividade do Partido até o próximo Congresso, bem como elegeu o novo Comitê Central, composto de 125 membros. Ficou também decidido que Renato Rabelo, atual presidente, será reconduzido para um período de transição e que a vice-presidenta, Luciana Santos, assumirá a presidência da legenda Comunista a partir de fevereiro de 2015. Luciana Santos é deputada federal pelo estado de Pernambuco e foi por dois mandatos prefeita de Olinda.

Para os dirigentes comunistas paraibanos, a eleição de Marlene Alves para a direção nacional do PCdoB é uma demonstração de superação e do crescimento partidário no estado da Paraíba e também um testemunho da importância da mulher na política, especialmente na luta pela transformação da sociedade. O PCdoB na Paraíba colheu importante resultado nas eleições de 2012, quando elegeu 5 vice-prefeito(a)s e 33 vereadores no Estado, incluindo Campina Grande, Patos, Santa Rita e Sousa.

Marlene Alves, integra atualmente o Comitê Estadual do PCdoB. Foi militante na área da educação desde os anos 80, foi dirigente sindical no movimento docente, presidente municipal do Partido em Campina Grande, reitora por dois mandatos da UEPB e está à frente da Secretaria de Cultura campinense.

Este resultado coroa o ano de profícua atividade dos comunistas paraibanos, enchendo de entusiasmo a militância que se prepara em todo o estado paras as eleições de 2014 onde o Partido almeja eleger uma bancada estadual e um deputado federal.

Agamenon Travassos Sarinho