Presidente cubano ordena início de exercício militar Bastión 2013
O presidente cubano, Raúl Castro, deu nesta terça-feira (19) a ordem para iniciar no país o exercício estratégico militar Bastión 2013, que será realizado em todo o território cubano até a sexta-feira (22).
Publicado 19/11/2013 19:14
"Compatriotas, durante os próximos quatro dias desenvolveremos o exercício estratégico Bastión 2013", informou em pronunciamento em cadeia nacional de televisão o também general de exército e presidente do Conselho de Defesa Nacional.
O presidente cubano lembrou que este exercício estava programado para novembro de 2012. No entanto, devido a problemas causados pela passagem do furacão Sandy nas províncias orientais, foi necessário adiá-lo para este ano.
Propomo-nos continuar elevando o nível de preparação e coesão dos órgãos de direção e de comando em todas as instâncias, as tropas, a economia e o povo, para enfrentar diferentes ações do inimigo, afirmou.
O propósito, agregou, é executar o Bastión 2013 de maneira racional, o qual inclui a participação da população nos dias Nacionais da Defesa, correspondentes a 23 e 24 de novembro.
Durante este exercício estarão envolvidos em manobras táticas soldados das forças armadas, do Ministério do Interior, reservistas e a população em geral.
O Bastión data de 1980, época em que as ações e retórica da administração do então presidente estadunidense Ronald Reagan deixavam entrever a possibilidade de uma agressão militar norte-americana.
Segundo publicou a imprensa local, o Bastión leva em conta as tradições combativas da ilha e também experiências de outras nações.
Cuba rege-se sob uma doutrina militar conhecida como a Guerra de Todo o Povo. Em traços gerais, esta envolve toda a sociedade e garante que cada cidadão terá um meio, um lugar e uma forma de enfrentar o inimigo.
Fonte: Prensa Latina