Novo presidente da APO anuncia que fará eventos como prometidos 

O novo presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), o general do Exército Fernando Azevedo e Silva, tomou posse, nesta terça-feira (19), em cerimônia realizada no Forte São João, no Rio de Janeiro. Em seu discurso, ele anunciou que os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 vão acontecer exatamente como foi prometido pelo governo brasileiro e a cidade do Rio de Janeiro.

Novo presidente da APO anuncia que fará eventos como prometidos - APO

"Pretendemos que os Jogos ocorram exatamente nas condições que o Brasil e a cidade do Rio de Janeiro ofereceram ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Esse será o nosso trabalho e o nosso compromisso", disse.

O evento contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, que enfatizou a experiência do novo presidente. “O general Fernando assume a APO a partir da experiência que teve na organização dos Jogos Mundiais Militares e nas funções que ocupou ligadas ao desporto nas Forças Armadas. Temos a confiança de que ele conduzirá a APO ajudando a organizar e preparar o grande desafio que é realizar os Jogos de 2016”.

Azevedo e Silva garantiu que os recursos públicos serão usados com responsabilidade. "Um projeto dessa magnitude consome valores expressivos, o que exige trato criterioso dos recursos públicos. Controle e transparência estarão presentes em todas as nossas atividades, exatamente como definido no ordenamento jurídico nacional", completou.

Fernando Azevedo e Silva substitui Elcione Macedo que, desde agosto, vinha exercendo a presidência em exercício do órgão, após o pedido de demissão de Márcio Fortes – que havia assumido o comando da entidade em julho de 2011.

A APO é um consórcio que coordena as ações dos governos federal, do estado e do município do Rio de Janeiro para a preparação e realização dos Jogos Olímpicos de 2016, que ocorrerão na cidade. Cabe também à autoridade garantir o cumprimento das obrigações dos três níveis de governo com o Comitê Olímpico Internacional e o Comitê Paralímpico Internacional, com vistas às Olimpíadas.

Da Redação em Brasília
Com informações do Ministério do Esporte